quinta-feira, 28 de maio de 2009

Liga dos Campeões 2008-09: Até o Vaticano destaca vitória do Barcelona em seu jornal

O jornal L'Osservatore Romano, publucação oficial do Vaticano, também se rendeu ao título do Barcelona e destacou a vitória do clube sobre o Manchester United em suas páginas.

Segundo a publicação, o Barcelona deu uma "lição de estilo e de jogo" na vitória por 2 a 0 sobre os ingleses no Estádio Olímpico de Roma, com gols do camaronês Samuel Eto'o e do argentino Lionel Messi.

A equipe espanhola "deu uma lição de estilo a um ambiente (o do futebol) muitas vezes castigado por polêmicas exasperadas e violência criminosa", destacou L'Osservatore Romano.

O jornal do Vaticano também citou a excelente primeira temporada de Guardiola como técnico do clube, conquistando a inédita Tríplice Coroa (Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa do Rei), e mostrou surpresa com a dedicatória do êxito a Paolo Maldini, que se aposentou do futebol após uma bela carreira pelo Milan.

"Poderíamos esperar declarações eufóricas de satisfação, mas suas primeiras palavras foram uma inesperada dedicatória a Paolo Maldini, capitão do Milan. É um grande e impecável jogador, que pendura as chuteiras após 25 anos de vitórias, e que teve a festa de despedida arruinada por quatro fanáticos", destacou.

Assim como Guardiola, o técnico escocês Alex Ferguson, do Manchester United, também deu uma lição de fair play. L'Osservatore Romano destacou ainda o comportamento exemplar dos torcedores das duas equipes durante a estadia em Roma.

O Papa Bento XVI não é alheio ao mundo do futebol não só porque lota estádios nas missas campais pelo mundo, mas porque lançou mais de uma chamada para que o esporte sirva como exemplo de honestidade e fraternidade.

Além disso, o cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do pontífice, é fã de futebol e não hesita em iniciar os encontros com o papa falando do esporte.

A paixão de Bertone fez com que ele promovesse o primeiro campeonato de futebol para sacerdotes e seminaristas de todo o mundo, qualificado imediatamente pela imprensa como a "Liga dos Campeões do Vaticano".

Nenhum comentário: