domingo, 21 de junho de 2009

Brasil e Itália se enfrentam em aniversário do título de 1970

Exatamente no dia do aniversário de 39 anos da conquista do Tricampeonato mundial da Seleção Brasileira, Brasil e Itália voltarão a se encontrar neste domingo, pela Copa das Confederações, no dia 21 de junho de 1970, o duelo entre as seleções terminou com a vitória de 4 x 1 para a seleção comandada por Zagallo.

Considerada uma das maiores finais da história das Copas do Mundo, a partida no estádio Azteca consagrou de vez a seleção comandada por Pelé, Rivelino e Tostão, que goleou os italianos depois de largar em desvantagem no placar.

O confronto entre Brasil e Itália é considerado um dos maiores clássicos do futebol mundial, não somente pelo número de vezes em que as duas seleções se enfrentaram, mas também pela importância dessas partidas.

Dos 13 confrontos entre essas duas seleções, apenas seis foram amistosos, e cinco aconteceram em edições de Copa do Mundo, incluindo duas finais, ambas vencidas pelo Brasil.

Além da decisão de 1970, a Seleção Brasileira acabou com um jejum de 24 sem títulos mundiais ao vencer, nos pênaltis, a Itália na final da Copa dos Estados Unidos, em 1994.

Outros dois duelos entre essas seleções pela Copa do Mundo terminaram com vitória da Itália, nas duas ocasiões a Azzurra acabou vencendo a competição, em 1938 e 1982.

Nos 13 confrontos entre as duas seleções, o Brasil leva uma pequena vantagem no número de vitórias (6 x 5 ), e dois confrontos terminaram empatados.

O último confronto entre Brasil e Itália aconteceu em fevereiro deste ano em Londres, com vitória de 2 x 0 dos comandados de Dunga.

Nenhum comentário: