segunda-feira, 15 de junho de 2009

Los Angeles Lakers dominam Orlando Magic e conquistam título da NBA

Mala Esportiva e Agências

O Los Angeles Lakers confirmou a superioridade sobre o Orlando Magic e conseguiu, fora de casa, o seu 15º título da NBA, o primeiro desde 2002. O time de melhor campanha da temporada selou a consagração fazendo 4 a 1 na série melhor de sete jogos da final, em uma vitória incontestável por 99 a 86 na Flórida.

Pela terceira vez na final atuando na Amway Arena, em Orlando, a franquia californiana se recuperou do revés único no jogo quatro e conquistou seu 15º título na história. O triunfo na decisão afasta ainda a perda do título para o Boston Celtics na temporada 2007/08.

"É como um sonho, é inacreditável. Na quadra, eu mal conseguia esperar até o jogo terminar. Esse time se sacrificou muito, conquistamos esse título juntos " afirmou Kobe Bryant, astro do time, que foi o destaque da partida com 30 pontos, e recebeu o anel de campeão pela quarta vez em sua carreira.

Ele participou do tricampeonato da equipe em 2000, 2001 e 2002. Desta vez, como já era esperado, foi eleito o MVP das finais, prêmio dado ao melhor jogador da série.

Mas o título serviu mesmo para coroar o treinador Phil Jackson, que se tornou o técnico mais vitorioso da história da NBA. Ele chegou ao décimo anel, superando o lendário Red Auerbach, campeão nove vezes pelo Boston Celtics (sendo oito seguidas). Só à frente dos Lakers, Phil Jackson foi quatro vezes campeão da NBA, além de ter seis conquistas à frente do Chicago Bulls.

"Vou fumar um charuto nesta noite em memória de Red", comentou Jackson após a partida. "Ele foi um grande sujeito", completou, em referência ao antigo detentor do recorde.

Bryant, que pela primeira vez levou o título sem a ajuda de Shaquille O'Neal, elogiou o grupo após a vitória: "É muito difícil vencer o campeonato. Nós partimos do zero e aqui estamos novamente. Isto realmente parece um sonho", comemorou o astro.

E até mesmo Shaq, através de seu Twitter, parabenizou o ex-colega e antigo desafeto pela conquista. "Parabéns Kobe, você merece. Você jogou muito. Aproveite, cara, aproveite", escreveu O'Neal, hoje no Phoenix Suns.

Para chegar ao topo da NBA em 2009, Jackson e Kobe atravessaram uma longa estrada. Na temporada regular, foram 65 vitórias e 17 derrotas, melhor campanha da conferência Oeste.

Na primeira rodada dos playoffs, a equipe passou fácil pelo Utah Jazz, por 4 a 1. Nas semifinais do Oeste, um sofrido 4 a 3 sobre o Houston Rockets. Na decisão da conferência, a vítima foi o Denver Nuggets, por 4 a 2. O Orlando foi o último obstáculo, mas também tombou após um 4 a 1.

Para levar o 15º título, o Los Angeles contou com a tranquilidade por parte de todos os jogadores do time, enquanto o Orlando entrou em quadra pressionado e teve sua principal figura, o pivô Dwight Howard, apagado na partida. Já os Lakers apresentaram um bom jogo coletivo, sem depender exclusivamente do astro Kobe Bryant.

No primeiro quarto, o Orlando começou pressionando os Lakers e conseguiram a vantagem logo no começo, chegando a abrir nove pontos de vantagem com a ajuda de Courtney Lee, principal destaque ofensivo do time da casa no começo do jogo. Mas, do outro lado, a dupla Bryant e Pau Gasol funcionou, e o Los Angeles não deixou o adversário esticar o placar.

Na primeira pausa, a vantagem do Orlando era de 28 a 26. Foi quando Dwight Howard esboçou uma boa atuação no ataque, marcando sete pontos seguidos no começo do segundo quarto. Mas Derek Fisher e Trevor Ariza repetiram a boa forma do final do jogo anterior, infernizaram a defesa adversária com arremessos certeiros de três, e os Lakers abriram vantagem pela primeira vez no jogo.

Com todos os principais jogadores do Lakers jogando bem, o time sobrou no segundo quarto e foi para o intervalo com vantagem de 10 pontos, com 56 x 46. Desta vez, não era só Kobe Bryant que aparecia no ataque, e a pontuação dos Lakers foi bem distribuída, graças às assistências do astro do time. Bryant e Trevor Ariza foram os principais nomes da primeira parte do jogo.

No terceiro quarto, o Orlando voltou melhor na armação, mas Lamar Odom assumiu a responsabilidade e marcou duas bolas de três consecutivas. Dwight Howard sumiu no jogo, e o Magic ficava mais pressionado a cada minuto que se passava. Com todos os jogadores atuando soltos, os Lakers terminaram a parcial com vantagem de 15 pontos.

No último quarto, começou um show do Los Angeles Lakers, que já fazia contagem regressiva para o título, diante de um adversário abatido na arena calada em Orlando. Os telões da Amway Arena tentavam animar a torcida do Magic, mas nem o público nem os jogadores pareciam realmente acreditar na virada. Realmente não foi possível parar Bryant e companhia, que levantaram o troféu fora de casa.

Nenhum comentário: