segunda-feira, 15 de junho de 2009

Nova regra pode excluir atletas que jogaram Copa do Mundo de Olimpíadas

Redação e agências nacionais

Uma nova restrição pode limitar ainda mais a presença de astros internacionais na disputa do futebol nas Olimpíadas. Joseph Blatter, presidente da FIFA, revelou que cogita a possibilidade de vetar a presença de jogadores que já participaram de alguma Copa do Mundo.

Em resposta ao mal-estar expressado pelo COI diante da proposta de autorizar a participação de menores de 21 anos, Blatter revelou a possibilidade da adoção de uma nova regra. O COI ameaçou reduzir a duração do futebol na Olimpíada caso fosse a imposta a limitação para atletas com mais de 21 anos.

Segundo Issa Hayatou, vice-presidente da FIFA, e integrante do COI, uma comissão que ele integrará analisará o assunto. "O que se discutirá será isso: limitar o torneio para jogadores de 23 ou 21 anos, ou voltar ao sistema usado em 1984, em Los Angeles, e em 1988, em Seul", indicou.

"Qualquer um poderia jogar, exceto aqueles que já estiveram em Copas do Mundo", explicou.

"Naquela ocasião (1984 e 1988), essa norma não se aplicava na África e Ásia, mas agora afetaria todo mundo. Não haveria limites, mas não estariam os melhores jogadores. Será uma oportunidade para que surjam novos jogadores".

A FIFA também já estudou a possibilidade de realizar a Copa do Mundo no lugar do torneio de futebol nos Jogos Olimpicos, e criar um torneio de nível mundial, semelhante à Copa das Confederações, porém com mais equipes, no lugar da Copa.

Nenhum comentário: