sexta-feira, 19 de junho de 2009

Será que eu aguento até o fim? Cornetas serão mantidas na Copa das Confederações

Redação e agências nacionais

A FIFA e o Comitê Organizador da Copa das Confederações confirmaram nesta quinta-feira, em Johannesburgo, que o uso das cornetas continuará permitido pelo menos até o fim do torneio.

(Existe pressão por parte de empresas de rádio e televisão que transmitem os jogos para que o instrumento preferido dos torcedores seja vetado nos estádios.)

"Nós sabemos das reclamações e discutiremos o assunto com as autoridades locais após o fim da Copa das Confederações. Até lá, não podemos trazer nenhuma novidade a respeito do assunto", disse o porta-voz da FIFA, Nicolas Maingot.

Em dia de jogo, as cornetas começam a soar horas antes dos jogos e só param depois que o público dispersa. Durante a partida, inclusive, o barulho chega a ser insuportável e abafa o sistema de som dos estádios.

Mas o próprio presidente da FIFA, Joseph Blatter, já defendeu anteriormente as Vuvuzelas, como são chamadas pelos sul-africanos. "Faz parte da cultura africana, então eles têm direito de se expressar da maneira como quiserem", disse o cartola.

Na cerimônia de abertura, por exemplo, Blatter não conseguiu fazer seu discurso. A cada palavra do presidente da FIFA, os torcedores tocam suas cornetas de maneira ensurdecedora. Os organizadores pediam em vão que os fãs só soprassem o instrumento durante o jogo.

As cornetas podem ser compradas na porta do estádio por cerca de R$ 10 (e perturbam até quem assiste pela televisão).

Nenhum comentário: