domingo, 28 de junho de 2009

NBB: Flamengo é campeão, Universo/Brasília fica com o vice

Redação e agências nacionais

O Flamengo fez história e se sagrou o primeiro campeão do Novo Basquete Brasil (NBB). Mais de 15 mil torcedores transformaram a Arena Multiuso em um caldeirão e empurraram o Rubro-Negro para a vitória apertada por 76 x 68 sobre o Universo/Brasília no quinto e decisivo jogo da primeira edição do torneio, disputado na manhã deste domingo.

Campeão da última temporada justamente sobre a equipe do Distrito Federal, o Flamengo se iguala ao Vasco e contabiliza dois títulos nacionais após vencer um confronto conturbado, marcado pelas seguidas faltas e discussões entre os atletas dos dois rivais.

O duelo, um clássico do basquete nacional, foi nervoso desde o começo. A oito minutos do final do primeiro quarto, explodiu uma confusão dentro do garrafão do Brasília após uma bandeja de Marcelinho. Depois de alguns minutos de paralisação, Márcio Cipriano e Baby terminaram expulsos.

O Flamengo liderou o placar desde o começo e venceu o primeiro quarto por 19 a 17. O time comandado pelo técnico Paulo Chupeta se manteve à frente na segunda parcial e foi para o intervalo com seis pontos de vantagem.

Após o empate no terceiro quarto, o Flamengo entrou no último período com a mesma diferença. Com frieza nos momentos decisivos e empurrado pelos seus milhares de torcedores, a equipe carioca deslanchou no quarto decisivo e ampliou sua vantagem.

Jogando na base do desespero, o Brasília ainda perdeu no final Diego e Alex, eliminados com cinco faltas enquanto o banco rubro-negro já comemorava, o primeiro campeão do NBB é carioca, é Rubro-Negro, é o Mengão!

O Flamengo teve uma campanha quase impecável na competição nacional. Com apenas duas derrotas da primeira fase, a equipe carioca também não teve muitos problemas nos playoffs até chegar à final. Fechou as quartas de final e semifinal em séries melhor de cinco por 3 x 0 contra Pinheiros e Joinville, respectivamente.

Confira a lista de campeões do antigo Nacional, organizado pela CBB, os times ainda não decidiram se contabilizarão esses títulos também:

2008 - Flamengo/Petrobras (RJ) – Técnico: Paulo Teixeira Sampaio
2007 - Universo/BRB (DF) - Técnico: José Carlos Vidal
2005 - Telemar (RJ) - Técnico: Miguel Ângelo da Luz
2004 - Unitri/Uberlândia (MG) - Técnico: Hélio Rubens
2003 - COC/Ribeirão Preto (SP) - Técnico: Aluísio Ferreira (Lula)
2002 - Tilibra/Copimax/Bauru (SP) - Técnico: Jorge Guerra
2001 - C.R. Vasco da Gama (RJ) - Técnico: Hélio Rubens Garcia
2000 - C.R. Vasco da Gama (RJ) - Técnico: Hélio Rubens Garcia
1999 - Franca/Marathon (SP) - Técnico: Hélio Rubens Garcia
1998 - Franca/Marathon (SP) - Técnico: Hélio Rubens Garcia
1997 - Franca/Cougar (SP) - Técnico: Hélio Rubens Garcia
1996 - Corinthians/Amway (SP) - Técnico: Flor Melendez
1995 - Rio Claro (SP) - Técnico: Cláudio Mortari
1994 - Pitt/Corinthians (RS) - Técnico: Ary Vidal
1993 - Sabesp/Franca (SP) - Técnico: Hélio Rubens Garcia
1992 - Rio Claro (SP) - Técnico: João Bosco Colleta
1991 - Ravelli/Franca (SP) - Técnico: Hélio Rubens Garcia
1990 - Ravelli/Franca (SP) - Técnico: Hélio Rubens Garcia

Nenhum comentário: