segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sorteio para a Copa de 2010 confirmado no dia 04/12/2009

Redação e agências nacionais

O sorteio dos grupos da próxima edição da Copa do Mundo, na África do Sul, acontecerá dia 4 de dezembro, na Cidade do Cabo.

Todos os 32 participantes serão conhecidos até novembro deste ano. A Copa ocorrerá entre 11 de junho e 11 de julho de 2010.

Blatter se comprometeu a estudar a proposta de colocar os cabeças-de-chave de cada grupo em uma sede fixa, como era feito até a edição de 1990, na Itália.

"Para a Copa de 1994, nos Estados Unidos, tentamos fazer com que cada equipe jogasse em outras sedes para dar mais facilidades aos torcedores. Porém, diante do modelo de transporte na África do Sul, podemos estudar a possibilidade", admitiu.

A opção será discutida sexta-feira, em uma reunião entre representantes da FIFA e do Comitê Organizador da Copa, em Johanesburgo.

Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, afirmou que os campeonatos nacionais da próxima temporada deverão terminar em 16 de maio. Nos países que não seguem o chamado calendário europeu, os jogadores convocados terão de ser dispensados a partir desta data.

"A exceção será apenas para os dois clubes europeus que disputarem a final da Liga dos Campeões. Eles manterão os elencos até sábado, dia 22 de maio, data da final", ressaltou.

"Além disso, está previsto que os jogadores estejam à disposição de suas seleções 15 dias antes do início da competição, ou seja, em 27 de maio", prosseguiu Valcke.

O regulamento da FIFA prevê que as seleções participantes cheguem à África do Sul pelo menos cinco dias antes da estreia na competição.

Nenhum comentário: