Redação
Os jornalistas brasileiros enfrentam neste momento uma das piores situações da história da profissão no Brasil. O Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, acatou, na última quarta-feira (17/6), o voto do ministro Gilmar Mendes considerando inconstitucional o inciso V do art. 4º do Decreto-Lei 972 de 1969 que fixava a exigência do diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista. Outros sete ministros acompanharam o voto do relator.
A decisão é um retrocesso institucional e acentua um vergonhoso atrelamento das recentes posições do STF aos interesses da elite brasileira e, neste caso em especial, ao baronato que controla os meios de comunicação do país. A desregulamentação total das atividades de imprensa no Brasil não atende aos princípios da liberdade de expressão e de imprensa consignados na Constituição brasileira nem tampouco aos interesses da sociedade.
Neste momento crítico, os Blogs Futebol Interior Pernambuco e Mala Esportiva, que sempre mantiveram qualificações de um jornalismo sério, acadêmico e principalmente diplomado, conclamam à todos os seus leitores e simpatizantes a mobilizar-se para que o Jornalismo Esportivo não perca sua credibilidade adquirida durante 40 anos. O Jornalismo Esportivo, que alcança não só a categoria mais qualificada da população, como também, a verdadeira "Massa", necessita de cada vez mais qualificação e dedicação profissional.
Atenciosamente,
Hélder Vinícius dos Anjos Ribeiro - Futebol Interior Pernambuco;
Walter Miro da Costa Melo - Mala Esportiva.
sábado, 20 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário