sábado, 27 de junho de 2009

FIFA fala em mudar divisão das vagas para a Copa de 2014

Folhapress

A classificação final da Copa de 2010 pode fazer a FIFA modificar os critérios de definição de vagas por continente para o Mundial de 2014, no Brasil, declarou nesta sexta-feira o presidente da entidade, Joseph Blatter.

"Neste momento não podemos nos comprometer com decisões político-esportivas, mas vou defender com força os continentes que tenham bom desempenho no Mundial do próximo ano", afirmou Blatter.

Ao ser questionado se a África poderia ter mais representantes na Copa do Mundo, o cartola lembrou que já no ano que vem o continente terá inéditos seis países no torneio, cinco pela regra atual mais a África do Sul, equipe anfitriã.

"Junto à pergunta se a África terá mais equipes, também teria que ser feita outra, sobre quando um país africano será campeão. Não é fácil, porque no futebol funciona a lei dos grandes números, e, por isso, a Europa está presente na competição com 13 seleções."

Para Blatter, a realização da Copa na África colocará as seleções do continente em vantagem para terem um bom desempenho e garantirem mais vagas no Mundial seguinte.

Na entrevista coletiva concedida nesta sexta, na África do Sul, o presidente da FIFA voltou a defender medidas para evitar o 'êxodo' de jogadores de futebol menores de idade.

"É preciso proteger os mais jovens. Estive com o presidente Lula no Brasil para falar da Copa de 2014 e ele me pediu, por favor, que fizesse algo a respeito", disse Blatter, que defendeu a criação de um registro mundial de jogadores de futebol a partir dos oito anos de idade.

Blatter também comentou sobre a Copa das Confederações. Disse estar 'globalmente' satisfeito com a organização do torneio, mas reconheceu a necessidade de melhorias para a Copa do ano que vem.

"Devemos melhorar certos setores, sabemos disso, especialmente o transporte", falou.

O cartola defendeu a realização do Mundial no inverno. "Acho que é muito melhor jogar com frio do que com calor, como em 2002 e 2006."

Nenhum comentário: