Redação e agências nacionais
O Brasil não terá nenhuma prova da categoria a ser criada pela Associação de Escuderias da Fórmula 1 (FOTA, em inglês) caso realmente rompa com a Federação Internacional de Fórmula 1 (FIA).
O projeto do calendário da competição saiu na edição de hoje do jornal britânico The Guardian e inclui 17 provas, entre elas dez que recebem atualmente a F-1 e outras nas quais o inglês Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da categoria, perdeu o interesse.
A abertura seria em Buenos Aires, que recebeu pela última vez a F-1 em 1998. Já as duas provas finais seriam em Suzuka, no Japão, e nas pistas australianas de Melbourne ou Surfer's Paradise.
Na noite da última sexta, após reunião, as oito equipes que formam a FOTA - Ferrari, McLaren, Renault, BMW, Toyota, Brawn, Red Bull e Toro Rosso -, anunciaram a ruptura e a intenção de criar um novo campeonato.
FIA e FOTA estão em confronto pela intenção da primeira de introduzir um limite orçamentário voluntário de 46 milhões de euros a partir da próxima temporada.
Além disso, haveria dois regulamentos: uma para as que aceitarem tal limitação, com uma grande quantidade de vantagens técnicas, e outra para as que não adotarem a medida, sem esses recursos.
Este seria o calendário do Mundial da FOTA:
07/03 Buenos Aires (ARG) (última corrida em 1998).
21/03 México (MEX) (1992).
11/04 Jerez (ESP) (1997).
25/04 Portimão (POR) (inédito).
02/05 Ímola (ITA) (2006).
23/05 Monte Carlo (MCO).
06/06 Montreal (CAN) (2008).
13/06 Indianapolis (EUA) (2007).
11/07 Silverstone (ING).
25/07 Magny-Cours (FRA) (2008).
15/08 Laustizring (ALE) (inédito).
29/08 Helsinque (FIN) (inédito).
12/09 Monza (ITA).
26/06 Abu Dhabi (EAU).
10/10 Cingapura (CIN).
24/10 Suzuka (JAP) (2006).
07/11 Adelaide (AUS) (1995) ou Surfers' Paradise (AUS) (inédito).
quarta-feira, 24 de junho de 2009
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