segunda-feira, 7 de setembro de 2009

É pra abrir o olho! FIFA poderá excluir até duas sedes da Copa 2014

A FIFA estuda diminuir de 12 para 10 o número de cidades-sede para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a exclusão de duas cidades do Mundial seria por conta do atraso nas obras e da fraca capacidade financeira de algumas cidades.

O Comitê Organizador Local exige um edital de licitação das obras das arenas, no entanto, nenhum dos nove governos estaduais lançou esse documento até a última segunda-feira. Por terem estádios privados, os projetos de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre estão livres de tal exigência.

"Se considerados insatisfatórios, os projetos podem ser excluídos. As cidades não seriam substituídas e se chegaria a um total anteriormente previsto pela FIFA (que as aumentou para 12 após pressão da CBF)", diz o jornal paulista.

De acordo com a Folha, algumas cidades correm o risco de não receberem jogos. Cuiabá, por exemplo, já mudou o projeto duas vezes em apenas seis meses. Natal, Recife (que na verdade é São Lourenço da Mata, também em PE) e Manaus são outras sedes que causam preocupações.

"Os executivos da FIFA também não gostaram de alguns projetos. Pelo menos duas cidades pretendem construir 'puxadinhos' em seus estádios para abrigar os jogos da Copa", diz o jornal, referindo-se a Salvador e Cuiabá.

Nenhum comentário: