quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"Nilmaravilha" faz três e Brasil bate o Chile por 4 x 2

Redação

No belo estádio de Pituaçu, em Salvador-BA, a Seleção Brasileira já classificada para a Copa recebeu o Chile que ainda tenta sua vaga no mundial.

Para presentear o torcedor baiano, que lotou o estádio, Dunga escalou Daniel Alves como meio-campista desde o início da partida, mas as primeiras chances de gol foram da seleção visitante, La Roja nos primeiros quatro minutos incomodou a defesa Canarinho conseguindo alguns escanteios.

No primeiro contra ataque, Júlio Baptista arrancou como um trator e foi puxado, mas o árbitro não assinalou a falta, depois o Brasil encaixou alguns bons ataques, mas que não resultaram em tento.

E o baiano bom de bola Daniel Alves foi quem primeiro assustou Medel, aos 12’ batendo forte e rasteiro, no rebote a zaga livrou a bola pra qualquer lado.

Quem precisa procura, e precisando da classificação, o Chile foi por muito tempo mais perigoso do que a Seleção, ameaçando o Brasil que se resumia a contra ataques e chutes tortos.

Jogando mal por um bom tempo, a Seleção chegou a assistir os bons atacantes chilenos e os 2 mil torcedores visitantes acabam fazendo mais barulho do que a imensa maioria de camisas amarelas presentes no jogo.

Aos 27’, Felipe Melo “deu o leite” e o Chile quase marca, por sua bizonhada, pelo menos meia dúzia desceram o sarrafo no volante que jogou muito mal, brincando com coisa séria.

Mas como se sabe, futebol é uma ciência inexata e nem sempre o melhor vence, e em um lançamento belíssimo de Daniel Alves, a bola passa na área por Adriano e Nilmar deu um belo toque de pé direito e daí, bola no fundo das redes, aos 30’, Brasil 1 x 0 Chile.

Depois do gol o escrete pentacampeão se animou e Adriano por pouco não faz o segundo, a defesa salvou em cima da linha.

O lado direito do Brasil estava praticamente fulminante, mas em uma falha, tomando bola nas costas, Júlio César foi obrigado a conter o ataque da Roja, que por pouco não empatou, na cobrança do tiro de meta, Júlio Baptista recebendo um toque mais uma vez de Daniel Alves, lá pela direita, após falha da defesa chilena, marca o segundo tento da noite, aos 40’ Brasil 2 x 0.

No final do primeiro tempo, os gritos de “olé” dão o tom da barulheira, até que aos 44’ Felipe Melo dentro da área dá o rapa e comete um pênalti em Sánchez, na cobrança Suazo bate forte, marca e diminui, 2 x 1.

No início do segundo tempo, os times começaram se estudando e quando o jogo começa a esquentar, Felipe Melo, que não atuou bem na noite acabou sendo expulso direto, sem mesmo receber o cartão amarelo por mostrar as cravas da chuteira a Sánchez.

Com um a mais, o Chile cresceu e, Suazo, de novo ele, aos 7’ minutos marca o gol de empate chileno, diga-se de passagem, Suazo estava simplesmente só na área para marcar o tento dos visitantes que vão dar trabalho ano que vem na Copa do Mundo caso se classifiquem.

Depois do gol o Brasil que já não estava tão ligado no jogo deixou o Chile jogar mais ainda e André Santos acabou soltando o braço na cara de Sánchez, que por reclamação pedindo cartão para o lateral brasileiro acabou tomando o amarelo injustamente.

Em mais uma descida novamente pela direita, o lateral Maicon meteu a bola na área, na cabeça de Nilmar, que marcou o terceiro do Brasil o seu segundo na noite, 3 x 1.

Depois do gol, no lance seguinte, o Brasil insistiu no ataque e novamente o centro avante Nilmar marcou, após rebote do goleiro, o quarto do Brasil e seu terceiro na noite, 4 x 2 com três de “Nilmaravilha”.

Mas mesmo com o placar adverso, como Marcelo Bielsa armou o Chile para se classificar, mesmo com os gritos de “olé” novamente ecoando no estádio, La Roja insistou em alguns ataques desesperados tentando deixar pelo menos mais uma bola nas redes de Júlio César, mas sem sucesso, no fim das contas o Brasil acabou batendo o Chile.

Ficha do jogo:

Brasil 4 x 2 Chile
Estádio: Metropolitano de Pituaçu, em Salvador-BA.

Brasil: Júlio César; Maicon, Miranda, Luisão e André Santos (Elano); Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Júlio Baptista (Sandro); Nilmar e Adriano (Diego Tardelli).
Téc.: Dunga

Chile: Bravo; Medel, Jara, Ponce e Vidal (Cereceda); Carmona, Millar (Isla), Fernández e Sánchez; Suazo (Valdívia) e Beausejour.
Téc.: Marcelo Bielsa

Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliar nº 1: Pablo Fandiño (URU)
Auxiliar nº 2: Mauricio Espinosa (URU)

Gols:
Brasil: Nilmar (30' e 28' do 2º T, de cabeça e 30') Júlio Baptista (40')
Chile: Suazo (aos 45', de pênalti e aos 7' do 2º T)

Cartões amarelos:
Chile: Jara, Sánchez

Cartões vermelhos:
Brasil: Felipe Melo
Chile: Sánchez

Público: 30.370 pagantes
Renda: R$ 4.350.425,00


Outros placares da rodada:
Bolívia 1 x 3 Equador
Uruguai 3 x 1 Colômbia
Paraguai 1 x 0 Argentina
Venezuela 3 x 1 Peru

Nenhum comentário: