quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Olimpíadas 2016: Obama se coloca como cabo eleitoral de Chicago para Jogos de 2016

Com agências internacionais

Em plena reta final para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o presidente norte-americano Barack Obama intensificou o apoio à candidatura de Chicago e se colocou como um cabo eleitoral da cidade onde iniciou a sua carreira política antes de chegar à Casa Branca.

"Queremos esses Jogos", declarou Obama nesta quarta-feira sobre sua determinação para receber o evento esportivo. Ele e sua esposa, Michelle, se reuniram com atletas olímpicos e paraolímpicos na residência oficial do presidente em um evento para promover a candidatura de Chicago.

Apesar de não poder comparecer à reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI), que decide no dia 2 de outubro, em Copenhague, Dinamarca, qual será a sede de 2016, Barack Obama já decidiu que será representado por uma comitiva que terá a sua esposa Michelle Obama como líder.

A cidade de Chicago tem como concorrentes Madri-ESP, Tóquio-JAP e Rio de Janeiro-BRA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que estará na reunião do COI, assim como o rei Juan Carlos da Espanha, enquanto o Japão deverá ser representado por seu novo primeiro-ministro Yukio Hatayama.

No relatório divulgado pelo COI no dia 2 de setembro, Chicago teve problemas apontados como a falta de garantia financeira para solucionar qualquer colapso, além de não contar com apoio pleno da população local. A cidade norte-americana também recebeu elogios pela necessidade de construção de apenas seis novos locais de competição, além de a candidata exigir pouco deslocamento entre as arenas.

Nenhum comentário: