quinta-feira, 3 de setembro de 2009

F1: Ferrari confirma Fisichella como substituto de Massa

Redação e agências nacionais

Pole position
e segundo colocado do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, o italiano Giancarlo Fisichella foi recompensado nesta quinta-feira. Confirmando as especulações que ainda sondavam Robert Kubica, da BMW, a Ferrari confirmou que o piloto será emprestado pela Force India até o fim da temporada e substituirá Felipe Massa, herdando a vaga do italiano Luca Badoer que não estava atendendo as expectativas.

Questionado pela primeira vez sobre o assunto na última semana, Fisichella havia admitido que seria um "sonho" correr pela Ferrari, mas garantiu que o assunto não passava de um boato. Isso foi ratificado pelo dono da Force Índia, Vijay Mallya, nesta quinta, quando ele contou que as negociações com o time de Maranello começaram apenas um dia antes, a partir do momento no qual ficou claro que Massa só poderia retornar às pistas em 2010.

"Para um italiano, um assento na Ferrari é um sonho de longa data, e Giancarlo não representa uma exceção", comunicou o milionário indiano. "Ninguém pode ser um obstáculo a isso, especialmente porque Giancarlo realizou uma contribuição vital à Force India".

Pelas próximas cinco corridas, portanto, Fisichella concretizará o que no início de sua carreira era dado como destino, visto que aparecia como a principal promessa do automobilismo da Itália já em 2000, campeonato em que somou três pódios na Fórmula 1 correndo pela Jordan.

Aos 36 anos de idade, ele chegará para garantir à escuderia o terceiro lugar do Mundial de Construtores, que começava a ficar sob risco por causa da falta de pontos de Badoer.

A chegada de Fisichella à Ferrari pode ter sido parte de um acordo da Force India para o perdão da dívida da equipe indiana ainda do fornecimento de motores em 2008. Mas Mallya nega.

"Não chegamos a um acordo financeiro com a Ferrari. Este acordo foi feito pensando no bem de Giancarlo e do esporte em geral. Um italiano competitivo na Ferrari é muito positivo para a Fórmula 1 e só pode ajudar a categoria a crescer nestes tempos difíceis".

A Force India ainda não decidiu o companheiro de Adrian Sutil para o restante da temporada. A imprensa europeia acredita na entrada do italiano Vitantonio Liuzzi, piloto de testes da equipe.

Nenhum comentário: