quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FIFA garante que estádios da África do Sul estão "quase prontos"

Com agências internacionais

Em comunicado, a FIFA e o Comitê Organizador da Copa de 2010 (Saloc) informaram nesta quarta-feira que os dez estádios que serão utilizados no torneio "estão quase prontos".

"Vamos assistir ao sorteio dos grupos em 4 de dezembro, na Cidade do Cabo, com plena confiança de que tudo estará pronto"
, afirmou Danny Jordaan, diretor-executivo do Comitê Organizador, em entrevista coletiva realizada em Johanesburgo.

As declarações do dirigente foram feitas após a visita de um grupo de 50 membros da FIFA e do Saloc a cinco estádios ainda em construção.

"Após viajarem 4 mil quilômetros em seis dias para inspecionar os estádios, os integrantes da comitiva chegaram à conclusão de que os preparativos estão bem encaminhados para que as obras sejam concluídas até o fim do ano", afirmou Derek Blankensee, chefe da delegação do Comitê sul-africano.

Segundo o relatório da entidade máxima do futebol mundial, todos os estádios visitados (Nelson Mandela, em Port Elizabeth, Green Point, na Cidade do Cabo, Mbombela, em Nelspruit, Soccer City, em Johanesburgo, e os de Durban e Polokwane) têm apenas 10% de trabalhos a serem finalizados.

O chefe do escritório da FIFA na África do Sul, Ron DelMont, afirmou que está "muito impressionado com o que foi feito até o momento".

"Estamos também muito contentes pelo Comitê Organizador Local, as cidades que abrigarão o Mundial e a FIFA trabalharem juntos com uma visão comum sobre a realização do evento", afirmou.

A delegação, composta por especialistas em diversas áreas como transporte, logística, segurança, protocolo e publicidade finalizaram hoje sua inspeção dos estádios.

A última visita foi ao Soccer City, situado nos arredores do bairro de Soweto, em Johanesburgo, que será palco do jogo de abertura e da final da Copa.

Ranking pode tirar a África do Sul da cabeça-de-chave da Copa

Caso a FIFA não mude de ideia até o dia 4 de dezembro, data em que acontece o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2010, a África do Sul, anfitriã do evento pela primeira vez, não será uma das cabeças-de-chave do torneio. Por outro lado, Brasil, Espanha e Holanda, que já garantiram vaga, dificilmente se enfrentarão na primeira fase.

Segundo definição dos membros da entidade, o critério que será adotado para os cabeças-de-chave é o ranking mensal divulgado pela entidade máxima do futebol. Pelo último levantamento, brasileiros, espanhóis e holandeses ocupam, respectivamente, as três primeiras colocações, enquanto os sul-africanos estão apenas no 73º lugar.

"Seguiremos o ranking, mas ainda é cedo para ver como os times serão divididos. Vamos esperar até termos todos os classificados, mas os melhores serão cabeças-de-chave", explicou Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA.

Até o momento, apenas 11 das 32 seleções que participarão da Copa do Mundo de 2010 estão definidas: África do Sul, por ser a anfitriã, Brasil e Paraguai (América do Sul), Espanha, Holanda e Inglaterra (Europa), Gana (África), Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão (Ásia) e Austrália (Oceania, mas que disputou as eliminatórias asiáticas).

Restando duas rodadas para o fim das eliminatórias, a FIFA também definiu que o seu ranking mensal será a base para a divisão das oito seleções europeias que participarão da repescagem do continente, independentemente da posição que cada uma termine na fase de grupos.

Dessa forma, as quatro melhores seleções ranqueadas serão colocadas em um pote, enquanto as restantes em outro. Após a definição dos confrontos, os nomes voltarão ao sorteio, mas desta vez para ver quem jogará a primeira partida em casa.

Nenhum comentário: