segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Foi suado! Brasil conquista Copa América de Basquete masculino sobre Porto Rico

Com agências nacionais

Depois de perder para Porto Rico durante a fase final, a Seleção Brasileira conseguiu se vingar dos donos da casa e vencer o adversário. A diferença é que desta vez a partida entre as duas seleções valia o título da Copa América de Basquete masculino. Com o placar apertadíssimo de 61 x 60, definido apenas nos 20 segundos finais, a equipe verde e amarela derrotou Porto Rico e foi campeã da competição continental.

A pouca diferença no placar não refletiu a realidade de toda a partida, onde a Seleção chegou a abrir 15 pontos de vantagem para os adversários, mas, empurrado pela sua torcida, Porto Rico se recuperou surpreendetemente no último quarto e botou muita pressão no Brasil.

As duas seleções entraram em quadra já classificadas para o Mundial de 2010, na Turquia, assim como a Argentina e o Canadá que também já haviam carimbado o passaporte para o competição, os hermanos ficaram com o terceiro lugar, Canadá com o quarto.

O destaque brasileiro mais uma vez foi o ala-armador Leandrinho, que atua na NBA, no Phoenix Suns, com 24 pontos. Tiago Splitter, com 13, e Anderson Varejão, com oito, também tiveram papel importante na vitória. Pelos donos da casa, o maior pontuador foi Carlos Arroyo, autor de 14 tentos.

O primeiro quarto da partida foi bastante disputado. A Seleção fez forte marcação para tentar impedir que os porto-riquenhos usassem sua maior arma, os eficiantes arremessos de três pontos. O esquema deu certo e os donos da casa conseguiram converter apenas um arremesso de longa distância. No fim, o Brasil venceu por 19 x 13 no fundamento.

A defesa também teve papel importante no segundo quarto. Bem marcado, Porto Rico arriscou cinco chutes de três, mas converteu apenas um. Dentro do garrafão, Varejão e Splitter contribuíram para nova vitória brasileira, desta vez por apenas dois pontos. Desse modo, o Brasil foi para o intervalo vencendo por 36 x 28.

Foi no terceiro quarto de partida que o Brasil deslanchou, assim como aconteceu na semifinal contra o Canadá. Com o contra-ataque bem encaixado, a Seleção apostou na velocidade de Leandrinho. Os porto-riquenhos já não arriscavam tanto nos tiros longos e mostravam fragilidade nos chutes de dentro do garrafão. Melhor para o Brasil que entrou na última etapa vencendo por 50 x 37.

Empurrada pela torcida que lotou o Coliseu Roberto Clemente, a seleção de Porto Rico começou o último quarto atacando com bastante ímpeto. Jogando de forma mais agressiva, os donos da casa passaram a dominar a partida e diminuíram a diferença para um ponto. Nervosos em quadra, os brasileiros tinham dificuldade para concluir com sucesso as jogadas ofensivas, mas conseguiram sustentar a vitória até o final.

A Mala Esportiva pede desculpas ao amigo navegante pelo atraso na matéria e por não ter acompanhado de perto a competição

Nenhum comentário: