quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Lula chega à Dinamarca para defender candidatura Rio-2016

Redação e agências nacionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou nesta quarta-feira em Copenhague, Dinamarca, para apoiar a candidatura da cidade do Rio de Janeiro na disputa para ser sede dos Jogos Olimpicos de 2016. O chefe de Estado, integrante do Conselho Honorário Rio 2016, está desde o início da campanha defendendo a realização da primeira edição dos Jogos na América do Sul e, nesta reta final de disputa, terá a missão de buscar o maior número de votos possíveis entre os delegados do COI.

Em sua chegada, Lula foi recebido por uma delegação do Comitê de Candidatura Rio 2016, que conta com Pelé. Alguns atletas brasileiros também receberam o presidente, como o nadador César Cielo, a ginasta Daiane dos Santos, a velejadora Isabel Swan e o iatista Torben, além de ex-atletas como Hortência e Janeth. O nadador Daniel Dias representou o esporte paraolímpico do Brasil na ocasião.

Sorridente, o predidente conversou com os membros da delegação e posou para fotos ao lado dos compatriotas. Em seguida, o presidente brasileiro deixou o aeroporto sob escolta.

Lula, que vê o Brasil como um país estabilizado política e economicamente e, portanto, apto a receber uma Olimpíada, é o presidente brasileiro que mais se envolveu em um projeto dessa natureza na história. Coincidência ou não, essa é a melhor chance que os brasileiros já tiveram de sediar uma edição dos Jogos, tendo em vista a boa avaliação que o Rio recebeu de diversos analistas pelo mundo, vários sites e revistas especializadas apontam a capital carioca como favorita a receber os Jogos, vistos entre outros fatores, a aprovação popular.

Na opinião deles, aliás, a principal rival do Rio de Janeiro na disputa é Chicago, defendida, entre outros, pelo presidente americano Barack Obama. Lula já se encontrou em algumas ocasiões com o colega americano e os dois sempre trocaram elogios, em Copenhague, ambos terão de "deixar de lado" a amizade que nutrem um pelo outro.

Além de Lula e Obama, outros dois importantes políticos estarão em Copenhague para o anúncio da cidade sede dos Jogos de 2016: os primeiros-ministros Yukio Hatoyama, do Japão, e José Luis Rodríguez Zapatero, da Espanha.

O anúncio da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 será feito nesta sexta-feira, por volta das 13h30 (de Brasília).

Nenhum comentário: