quarta-feira, 30 de setembro de 2009

F1: Fernando Alonso assina contrato com a Ferrari

Redação e agências nacionais

A Fórmula 1 já esperava esta notícia há algum tempo e hoje ela foi confirmada. O espanhol Fernando Alonso assinou contrato com a escuderia italiana Ferrari por três temporadas, a partir de 2010.

A escuderia confirmou também a permanência do brasileiro Felipe Massa e do italiano Giancarlo Fisichella, como piloto de testes.

"Estamos muito contentes por contarmos com mais um piloto vencedor, que demonstrou seu extraordinário valor conquistando dois títulos. Fernando tem uma personalidade excepcional e faremos de tudo para pôr à disposição dele e de Felipe um carro competitivo", diz na nota Stefano Domenicali, diretor de Gestão Esportiva da Ferrari.

"Temos certeza que estes dois grandes pilotos formarão a melhor dupla possível para uma equipe como a nossa", acrescenta o diretor da escuderia italiana no comunicado, que não dá detalhes financeiros da contratação.

A chegada de Alonso e o anúncio de que Massa continuará na Ferrari representam também a despedida do finlandês Kimi Räikkönen na equipe. De acordo com Domenicali, Kimi colaborou de forma "frutífera" enquanto esteve na escuderia, lembrando especialmente o título conquistado pelo finlandês em 2007.

"Queremos agradecer a Kimi por tudo o que fez enquanto esteve conosco", diz o dirigente.

No comunicado, o próprio Räikkönen explica que chegou a um acordo com a escuderia para que seu contrato fosse rescindido um ano antes do fim do prazo.

"Sinto muito por deixar uma equipe na qual passei três anos fantásticos e cheios de vitórias. Juntos ganhamos um título em 2007, que era meu grande sonho quando comecei minha carreira", comenta o piloto finlandês.

Após uma conturbada passagem pela McLaren em 2007, Alonso voltou à Renault no ano passado, equipe com a qual havia conquistado seus dois títulos mundiais, em 2005 e 2006.

"A ideia era que eu fosse para a Ferrari em 2011, mas a situação mudou nos últimos dias e decidimos antecipar em um ano minha chegada a Maranello (a sede da escuderia)", revelou Alonso.

"Os anos passados na Renault foram fantásticos. Juntos, conseguimos ganhar quatro títulos (dois pilotos e dois construtores) e 21 corridas até hoje. Desejo boa sorte à equipe, e torço para que obtenhamos bons resultados nas últimas provas desta temporada", prosseguiu.

"Depois disso, toda minha energia estará voltada para a próxima temporada. E estou certo de que com Felipe, daremos satisfações à Ferrari e aos seus torcedores em todo o mundo. Mal posso esperar para começar a trabalhar com minha nova equipe", vibrou o espanhol.

Nenhum comentário: