quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Clubes ingleses devem cerca de 4 bi de euros, segundo estudo

Das agências internacionais, em Londres (Inglaterra)

Apesar de contar com alguns dos clubes mais ricos do mundo, a Inglaterra está no topo de um ranking nada positivo. Os clubes do país lideram a lista de maiores devedores da Europa, de acordo com levantamento da UEFA e ao qual o diário britânico The Guardian teve acesso.

O estudo analisa os dados financeiros de 732 clubes licenciados pela UEFA no exercício financeiro de 2007/08, o último disponível. De acordo com o levantamento, as dívidas de 18 times da primeira divisão inglesa chegam a quase 4 bilhões de euros - 56% do total devido por todas as equipes analisadas.

O número impressiona, ainda mais quando comparado ao segundo colocado: o valor é cerca de quatro vezes superior ao tamanho da dívida apresentada pelas equipes da primeira divisão espanhola.

Os números da Inglaterra seriam ainda mais alarmantes se dois clubes em péssima situação financeira fossem incluídos no estudo. Portsmouth e West Ham, donos de altas dívidas, não obtiveram a licença da UEFA naquela temporada exatamente por conta de seus problemas financeiros.

O valor da dívida de apenas dois clubes ingleses (Manchester United e Liverpool) fica em torno de 1,1 bilhão de euros. O estudo ainda aponta que quase metade dos clubes europeus (47%) registraram perdas financeiras.

Curiosamente, o levantamento indica que a Premier League ganha mais dinheiro com receitas de televisão e outras parcerias comerciais do que qualquer outra liga europeia. Em média, os 18 clubes ingleses receberam 122 milhões de euros, contra 79 milhões de euros registrados pelas equipes da primeira divisão alemã.

Nenhum comentário: