quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

'Jogador sobrevivente' da Copa de 1930 completará 100 anos

Gazeta Esportiva

Francisco Varallo é considerado um dos maiores jogadores da história do Boca Juniors-ARG. Contudo, sua fama no futebol mundial ficará mais evidente a partir do próximo dia 5. Atacante da Seleção Argentina na Copa de 1930 e único ex-jogador "sobrevivente" do primeiro Mundial do esporte na história, Varallo completará 100 anos de idade.

Um dos jogadores referências da Argentina na época, o jogador não tem as melhores lembranças daquela edição. Pelo primeiro Mundial da história, a hoje bicampeã mundial acabou sendo derrotada na decisão pelo próprio anfitrião Uruguai no Estádio Centenário, na capital Montevidéu.

Depois da decepção da Copa do Mundo, Varallo recuperou-se e ganhou a torcida do Boca Juniors, equipe que passou a defender a partir de 1931. Pelo clube, o atacante marcou 194 gols e por muitos anos teve a honra de ser considerado o maior artilheiro da história do clube.

Atualmente, Varallo ocupa a terceira colocação na lista dos maiores goleadores do clube, atrás de Martín Palermo (213) e de Roberto Cherro (221, caso seja considerado o período do amadorismo).

No próximo dia 12 de fevereiro, Varallo será homenageado em La Plata, local onde nasceu, e cederá seu nome a uma rua. Diretores do Nacional-URU, Gimnasia La Plata-ARG e Boca Juniors confirmaram presença na cerimônia.

Nenhum comentário: