sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Messi é o jogador mais midiático do mundo; Melhor brasileiro, Kaká é o quarto

Das agências internacionais em Madri, Espanha

O atacante argentino do Barcelona-ESP, Lionel Messi, vencedor da Bola de Ouro em 2009, é o jogador mais midiático do mundo, estando à frente até do português Cristiano Ronaldo e do inglês Wayne Rooney, segundo divulgou a imprensa espanhola nesta sexta-feira. Kaká é o primeiro brasileiro da lista e aparece em quarto.

A pesquisa anual da Universidade de Navarra apontou ainda que os clubes acompanham a fama de seus jogadores. O Barcelona é considerado o clube que mais atrai a atenção da mídia, seguido por Real Madrid-ESP, de Cristiano Ronaldo, e Manchester United-ING, onde atua Rooney.

O estudo é realizado anualmente por uma unidade de investigação sobre economia e esporte na universidade e se esforça para identificar quem são os jogadores e os clubes mais falados no mundo.

Apesar de Messi figurar em primeiro na lista, sobretudo pelo desempenho nos gramados em 2009, parece inegável que Cristiano Ronaldo, considerado melhor jogador do mundo em 2008, atraia mais os meios de comunicação, por sua personalidade carismática, polêmica e por ser um ícone publicitário.

O primeiro brasileiro da lista é Kaká e aparece em quarto lugar, seguido pelo espanhol Fernando Torres, o inglês Steven Gerrard, o marfinense Didier Drogba, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho, o espanhol Xavi e o sueco Zlatan Ibrahimovic.

O estudo ainda ressaltou que se o Barcelona, atual campeão espanhol e da Liga dos Campeões, é o primeiro da lista, o Real Madrid subiu do 5º para o 2º posto depois do regresso à presidência de Florentino Pérez e a chegada dos galácticos, contratados a preço de ouro na última temporada.

Os três clubes mais midiáticos do mundo são seguidos por Chelsea-ING, Milan-ITA, Liverpool-ING, Internazionale-ITA, Arsenal-ING, Bayern de Munique-ALE e a Juventus-ITA.

Em relação aos treinadores, a lista é encabeçada por Alex Ferguson (Manchester United) , seguido pelo espanhol Rafael Benitez (Liverpool), o português José Mourinho (Internazionale), o espanhol Pep Guardiola (Barcelona) e o francês Arsene Wenger (Arsenal).

Nenhum comentário: