quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ypiranga tem uma Quarta-Feira de Cinzas "esquecível"

Redação

Jogando um futebol de nível muito baixo, Ypiranga x Central se enfrentaram na noite de ontem, (17), para realizar o primeiro Clássico da Moda no ano. O jogo apresentou poucas porém ótimas oportunidades de gol, principalmente para o vencedor da partida, principalmente porque o goleiro Geday realizou diversas defesas "plásticas", para encantar a torcida e fazer com que a pressão para que Mondragon volte ao gol seja pequena.

Mas o resumo da ópera pode ser definido em dois lances capitais, onde o Ypiranga perdeu e no lance seguinte o Central marcou, sendo assim, 0 x 1 e a ressaca do Carnaval prolongada, até pelo menos a próxima vitória da Máquina, que pode ser contra outro caruaruense, o Porto no próximo sábado.

O Jogo

Desde o toque inicial, a torcida que esperava o melhor jogo entre os interioranos no ano, teve de se contentar com um nível técnico muito abaixo do esperado.

Olha o perigo!
Antes mesmo de 1' minuto de jogo, aos 42'' para ser mais exato, o Central ameaçou com o ótimo lateral direito Geovane, o melhor jogador da Patativa na noite de ontem.

Marcação individual
No clássico, descaradamente um jogador entrou com função pré-determinada, e a cumpriu com êxito. Fernando Pires praticamente anulou Rosembrik, até mesmo nas cobranças de laterais, onde estava o Mago, estava o camisa 7 do Central.

Só nas bolas paradas
As melhores oportunidades de gol oferecidas pelo Ypiranga foram nas bolas paradas, as cobranças de Rosembrik levaram perigo ao gol da Patativa diversas vezes, mas ele não conseguiu converter nenhuma chance em gol.

Solta a bola Fagner!
O Ypiranga vem enfrentando um problema na posse de bola, ontem em especial, além de passar pouco tempo com a bola em campo adversário, quando a bola estava nos pés de Fagner, ele segurava mais do que o necessário, se negava (talvez inconscientemente) a tocar a branquinha, a bater em gol, e em absoluta maioria das vezes acabava perdendo a bola para o Central.

Lismar apagado

Diferente de outras partidas, ou melhor, diferente de todas as partidas que disputou com a camisa do Ypiranga, Lismar não esteve bem, mesmo desempenhando a função de sempre, o volante da Máquina esteve aquém de suas outras apresentações, tomando inclusive o terceiro cartão amarelo e na sequência sendo expulso, no lance que originou o gol da vitória adversária.

Ypiranga tenta reação

O início do segundo tempo foi marcado pela pressão do Ypiranga, tentando à todo custo decidir o jogo, mas quando todo mundo "tenta ser o herói", é fato do futebol.

Sai da banheira Fabrício!
O atacante Fabrício Ceará, além de receber poucas bolas pelos jogadores de meio de campo, principalmente de Fagner, nas poucas oportunidades em que recebeu bolas contra o Central esteve em grande maioria impedido, aí não dá!

Juninho Borracha tenta
Aos 12', o Ypiranga criou uma das suas melhores oportunidades no jogo, Juninho Borracha recebeu na frente da área, pisou, brecou, preparou o chute, disparou, mas Izaías interceptou o bom chute.

Geday salva o Ypiranga
Em várias oportunidades o Ypiranga esteve prestes a perder (e de muito), deve ao goleiro Geday a derrota por apenas 1 x 0, o Central criou pelo menos quatro boas oportunidades de gol. Geday salvou o Ypiranga, mas podia pular menos, em muitas bolas ele executa as defesas como Felipe, goleiro do Corinthians-SP, dando pulos fantásticos, para encantar a torcida e fazer com que os narradores esportivos deem gritos emocionantes.

Ila em grande chance
Chutes despretenciosos também assustam, e como assustam, a prova fica por conta de Ila, que deu um chute 'lá da outra rua', a bola que ia para fora caiu vertiginosamente, forçando uma defesa de muita dificuldade por parte de Isaías.

Central em três oportunidades
As melhores oportunidades do Central (além do pênalti) no jogo foram praticamente em sequência, em uma cobrança de escanteio a bola ficou dentro da área e foi batida duas vezes seguidas para a meta de Geday, que salvou, na sequência a bola foi chutada, passou perto, mas ainda não foi dessa vez que entrou.

Edu Chiquita joga à esquerda a chance de vitória do Ypiranga
Não pode existir chance melhor de gol em um jogo de futebol do que um pênalti. Certa vez um sábio disse que este lance é tão importante que deveria ser executado pelo presidente do time. Não dá pra saber se realmente Edmilson Morais faria melhor, mas Edu Chiquita talvez fosse um dos jogadores menos indicados para a cobrança de um tiro penal contra o Central, por sua identificação com o time caruaruense, timo o qual Edu Chiquita já disse à Mala Esportiva "ter muito carinho e admiração" pois bem, ele foi o escolhido, e é bom deixar bem claro que não estamos dizendo aqui que ele perdeu porque quis, mas é fato que ele bateu com convicção, mas Izaías teve a mesma convicção, bola rasteira no canto esquerdo, "pênalti de manual", mas o goleiro colocou para escanteio.

Quem não faz, leva!
Esta é talvez a mais velha máxima do futebol, mas é verdade, doída verdade para o Ypiranga, que viu no lance seguinte ao pênalti perdido, Lismar cometer falta grave, dentro da área, como já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e consequentemente o vermelho, na cobrança, Élton foi infinitamente mais competente que Edu Chiquita, acertou não só o canto como deslocou Geday, Ypiranga 0 x 1 Central, "fecha a conta e passa a régua"!

Próximos jogos
Agora, depois de uma Quarta-Feira de Cinzas ingrata, o Ypiranga vai até Caruaru no próximo sábado, 20/02/2010, onde às 16:00 enfrenta o Porto, no estádio Lacerdão, no dia seguinte, no mesmo horário, o Central recebe o Sete de Setembro.

Ficha do jogo:

Ypiranga 0 x 1 Central
Preliminar: Campeonato Pernambucano de Juniores - Ypiranga 1 x 0 Central

Estádio Otávio Limeira Alves, em Santa Cruz do Capibaribe-PE
Horário: 20:30

Árbitro: Cláudio Mercante
Auxiliar N.º 1: Alcides Lira
Auxiliar N.º 2: Marcelino Castro
4º Árbitro: Eduardo Alcântara

Gol:
Central: Élton (de pênalti), aos 40' do 2º T.

Público: 4959
Renda: R$ 7.725,00

Ypiranga: Geday, Juninho Borracha, Luiz Eduardo, Bebeto e Bruno; Jair, Lismar, Edu Chiquita (Tiago Santos) e Rosembrik; Fagner e Fabrício (Ila).
Téc.: Neco

Central: Izaías, Geovane (Ely), Emerson, Sidny e Pintado; Paiva, Fernando Pires, Élton e Rodrigo Santos (Gil); Guego (Mucabel) e Fernando Estrada.
Téc.: Adelmo Soares

Nenhum comentário: