segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Saints vencem Colts e são campeões do Super Bowl pela primeira vez

UOL

O quarterback Drew Brees, do New Orleans Saints, foi eleito o melhor jogador (MVP) do Super Bowl. Ele foi fundamental para que a equipe batesse o Indianapolis Colts por 31 x 17 e conquistasse o título pela primeira vez na história. Brees acertou 32 de 39 passes tentados, conquistando 288 jardas. De suas mãos também saíram dois passes que resultaram em touchdowns.

O New Orleans Saints superou todas as expectativas e venceu o Indianapolis Colts no Super Bowl XLIV (a final do campeonato profissional de futebol americano), disputado no Sun Life Stadium, em Miami. A equipe, liderada pelo quarterback Drew Bress, venceu por 31 a 17 e levantou a taça pela primeira vez em sua história, que começou em 1967.

O título deste domingo sela definitivamente a reconstrução de Nova Orleans, destruída pelo furacão Katrina em agosto de 2005 e levantada, em partes, com a ajuda do futebol americano. Essa é também a primeira conquista importante de uma equipe da cidade, que nunca havia ganho nada nos esportes mais populares dos Estados Unidos.

“Esse título significa muito. As palavras não podem descrever o que a vitória desta noite significa para Nova Orleans”, disse o defensor Tracy Porter.

Drew Brees é o símbolo dessa vitória. Em 2006 ele aceitou o convite dos Saints, que era um dos 'sacos de pancada' da NFL. Após lesionar gravemente o ombro, foi dado como acabado para o esporte profissional e hoje é um dos principais responsáveis pelas obras de caridade da maior cidade da Louisiana.

"Nós apenas acreditamos em nós e sabíamos que tínhamos uma cidade inteira, e talvez um país inteiro, torcendo de nós", disse Brees, vivendo o momento mais especial de sua vida de atleta. "O que posso dizer? Tentei imaginar como este momento seria por um longo tempo e agora posso dizer que é melhor que o esperado."

Os Saints não começaram bem o jogo, e só vieram a pontuar no segundo quarto. Deixaram escapar grande chance de empatar no segundo período, mas vacilaram a apenas uma jarda da end zone. Entretanto, voltaram do intervalo muito melhores e já no terceiro quarto marcaram dez pontos (um touchdown e um field goal).

No período final da partida, mais um touchdown, uma conversão e oito pontos. Mas ainda houve a jogada mais bonita e emocionante do jogo, que aconteceu quando Manning foi interceptado por Tracy Porter. Ele correu 74 jardas para fazer o touchdown e colocar os Saints definitivamente na frente a três minutos do final.

Manning ficou então com a responsabilidade de tentar a virada para os Colts. O quarterback levou o time de Indianápolis até a end zone dos Saints, mas não conseguiu o touchdown, permitindo assim que Nova Orleans comemorasse pela primeira vez o título do futebol americano.

“Estou orgulhoso desse time, dos técnicos e de todos de Nova Orleans”, disse o treinador principal, Sean Payton. Assim que o jogo acabou, uma grande festa tomou conta de Nova Orleans. As ruas do French Quarter, bairro mais famoso da cidade, foram tomadas por torcedores eufóricos, antecipando o início do Carnaval mais importante dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: