sexta-feira, 15 de maio de 2009

Copa do Mundo 2010: AFP lança programa de formação para 300 jornalistas de futebol africanos

AFP

A
Agência France-Presse (AFP) lançará na segunda-feira nos arredores de Dakar um programa de formação destinado a cerca de 300 jornalistas e fotógrafos africanos especializados em futebol, com representantes de 46 países e com as atenções voltadas para a Copa do Mundo da África do Sul-2010.

Este ambicioso projeto, apoiado pela FIFA e cofinanciado pela União Europeia, contempla a organização em oito países africanos de seminários em francês, inglês, árabe e português.

Os formadores são doze jornalistas da AFP e jovens profissionais de até 35 anos poderão participar dos cursos. O programa é organizado pela Fundação AFP, setor internacional de formação da Agência France-Presse, uma das três maiores agências de notícias do mundo.

"É o projeto mais ambicioso que a Fundação AFP já empreendeu desde a sua criação em julho de 2007", declarou o presidente da AFP, Pierre Louette. "Esperamos que nossos cursos sejam uma fonte de amizade duradoura, assim como de grandes êxitos profissionais", acrescentou.

Esta iniciativa faz parte do projeto de desenvolvimento da Fifa chamado 'Win in Africa with Africa' (Ganhar na África com a África), que foi iniciado após a escolha da África do Sul para ser a sede do Mundial de futebol de 2010.

"A imprensa terá que desempenhar um papel-chave na África para favorecer as relações entre os povos do continente e a Copa do Mundo de 2010", disse o presidente da FIFA, Joseph Blatter.

"A FIFA está especialmente orgulhosa de contribuir com a organização de cursos de jornalismo de alta qualidade para a imprensa da África, junto com a Fundação AFP e a Comissão Europeia", acrescentou o suíço.

Neste mês e no início de junho haverá outras etapas em Abuja, Cairo, Johannesburgo, Libreville, Maputo, Nairóbi e Rabat. No total, 137 repórteres e 15 fotógrafos foram selecionados para participar da primeira fase de formação.

Nenhum comentário: