Redação e agências nacionais
Antes de chegar ao país-sede da Copa do Mundo de 2010, a África do Sul, a taça que será erguida pelo capitão do time vencedor da Copa começará um tour pelo mundo para divulgar o torneio que será disputado no próximo ano.
A viagem inclui a passagem por 86 paises em 225 dias, começando no dia 21 de setembro deste ano na sede da FIFA em Zurique (Suíça).
O troféu de chegará à África do Sul no dia 4 de maio de 2010 depois de viajar cerca de 134.017 km, segundo a entidade que rege o futebol mundial, mais que três voltas ao redor do mundo.
Em 2006, o tour com a Taça FIFA visitou 31 cidades em 29 países.
Esse é o segundo troféu feito pela FIFA. O primeiro, a taça Jules Rimet (nome em homenagem ao presidente criador da Taça e da Copa do Mundo), ficou definitivamente com o Brasil após 1970, por ter sido a primeira seleção tricampeã do mundo, mas foi roubada da sede da CBF em 1983, derretida e vendida em tabletes de ouro, hoje apenas alguns tabletes existem em posse da polícia e não da CBF.
A FIFA instituiu a nova taça a partir da décima Copa do Mundo, em 1974, desenhada pelo italiano Silvio Gazzaniga.
O troféu é feito de ouro 18 quilates, tem 36,8 cm de altura e pesa 6,1 kg. O vencedor da Copa ganha uma réplica banhada a ouro, a Taça original viaja conforme os campeões das Copas.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)









Nenhum comentário:
Postar um comentário