sexta-feira, 10 de abril de 2009

Banco Europeu empresta R$ 810 milhões à Londres 2012

Gazeta Press

Com a crise mundial, as construtoras responsáveis pela construção da vila olímpica dos Jogos de Londres-2012 tiveram dificuldades para adquirir verbas privadas para terminar a obra. Entretanto, nesta sexta-feira, o Banco Europeu de Investimentos aprovou um empréstimo de 225 milhões de libras, aproximadamente R$ 810 milhões, para encerrar a construção.

O projeto inicial de 4200 apartamentos após as Olimpíadas teve que ser modificado com a crise financeira mundial. Atualmente, a pós-Vila Olímpica de Londres abrigará 3000 apartamentos e abrange um orçamento de um bilhão de libras. Com dificuldades de arcar recursos, o Comitê Olímpico segue procurando investidores e negocia com a Lend Lease Corp, uma empresa australiana.

Contudo, a redução do preço dos imóveis e a queda do número de apartamentos pós-Jogos Olímpicos pode afastar a empresa australiana de assumir o controle da construção da vila.

"O Banco Europeu já tinha identificado as dificuldades que estávamos enfrentando. Esse empréstimo é um passo importante para nossa preparação. As conversas com a Lend Lease seguem, não apenas para a vila"
, declarou um porta voz do comitê olímpico britânico às agências daquele país.

Essa "injeção" financeira é a terceira na organização das Olimpíadas de Londres. Em janeiro deste ano, o governo britânico adicionou 461 milhões de libras à construção da vila olímpica e do centro de imprensa. Semanas depois, mais 35 milhões foram acrescentados a projetos esportivos, como o centro aquático.

Nenhum comentário: