sexta-feira, 3 de abril de 2009

Lula defende candidatura dos Jogos Olímpicos RIO 2016

Redação e agências nacionais

Presidente da República Federativa do Brasil, o pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitou a passagem por Londres, onde participa da reunião do G-20 (Grupo dos 20 países mais ricos do mundo e os principais emergentes), para fazer campanha pela candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016.

Lula alegou que a América Latina tem direito organizar os Jogos. "Acredito que a Olimpíada está sendo considerada um privilégio dos países desenvolvidos. Mas a América Latina também tem o direito de organizar os Jogos", disse o presidente.

Para reforçar seu discurso, Lula lembrou que desde que o México realizou os Jogos de 1968, jamais a América Latina teve a oportunidade de receber a competição. "Estou confiante de que o Rio vencerá essa disputa. Desde 1968 que os Jogos acontecem na Europa, nos Estados Unidos, no Canadá, no Japão e na Austrália", assinalou em referência direta aos rivais brasileiros: Madri (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (EUA).

"Ao menos uma vez na vida, países emergentes, como a China, podem demonstrar que não estão pra trás e são capazes de organizar um evento deste tamanho com a máxima qualidade", completou Lula, lembrando os Jogos do ano passado, feitos em Pequim.

Questionado sobre a possibilidade de a crise financeira mundial afetar a candidatura brasileira, Lula foi enfático: "Esta situação não vai durar até 2016".

O legado do Pan 2007 também foi destacado, sendo considerado uma vantagem do Rio com relação aos seus adversários na candidatura à sede dos Jogos de 2016.

Nenhum comentário: