Fotos: www.internacional.com.br e Mala Esportiva
Um dos mais vitoriosos clubes da história do futebol brasileiro completa hoje 100 anos, trata-se do Sport Club Internacional.
Como fizemos ano passado com o Clube Atlético Mineiro, também homenagearemos o glorioso Inter.
A ORIGEM

Eles chegaram a Porto Alegre, em 1908, vindos de São Paulo, e logo abriram uma loja.
Como não foram aceitos como membros do Grêmio de Foot-Ball Portoalegrense por não terem descendência germânica, os Poppe tentaram ainda outros clubes da cidade. Jovens de 20 e poucos anos, eles queriam praticar esportes, de preferência o futebol. Mas o Grêmio, que já existia há seis anos, se fechou para eles. E também os clubes de remo, de tiro, de tênis. A desculpa era sempre a mesma: gente recém chegada, pouco conhecida. A dificuldade que os Poppe encontraram acabou servindo de motivação para a criação de um novo clube
BANDEIRA

No Beira-Rio, os torcedores podem contemplar uma bandeira de 110 metros quadrados em um mastro de
ALGUNS CRAQUES E MASCOTE

Com o tempo, o Negrinho acabou virando o Saci, aquele que gosta de armar ciladas contra as pessoas, coisa que no futebol os colorados sempre gostaram de fazer contra os adversários.
Na verdade o Negrinho que acabou virando Saci foi uma forma pejorativa que os torcedores de outros times encontraram para denegrir o Internacional, por ser o primeiro clube de expressão do futebol gaúcho a admitir negros em seu elenco de atletas, caso semelhante ao da também centenária Ponte Preta-SP, conhecida como Macaca, mas os torcedores espirituosos acabam transformando as provocações em símbolos.
HINO

Em uma tarde onde o Inter estava perdendo para o Aymoré, um torcedor em uma mesa de bar, aborrecido pelo resultado do time compôs uma letra que agradou a todos e nasceu do sofrimento após ver o time perder uma partida. O compositor do hino Celeiro de Ases é Nélson Silva, carioca, compositor de morro, e que morava em Porto Alegre.
Celeiro de Ases (Nélson Silva, 1957)
Glória do desporto nacional
Oh, Internacional
Que eu vivo a exaltar
Levas a plagas distantes
Feitos relevantes
Vives a brilhar
Correm os anos surge o amanhã
Radioso de luz, varonil
Segue a tua senda de vitórias
Colorado das glórias
Orgulho do Brasil
É teu passado alvi-rubro
Motivo de festas em nossos corações
O teu presente diz tudo
Trazendo à torcida alegres emoções
Colorado de ases celeiro
Teus astros cintilam num céu sempre azul
Vibra o Brasil inteiro
Com o clube do povo do Rio Grande do Sul
ESCUDO

O escudo em sua essência sofreu poucas alterações, a mais sentida mudança visual é na quantidade de estrelas como menções a títulos conquistados pelo Internacional, o escudo 'original' já chegou a ser modificado três vezes em um ano, após a conquista da Libertadores, do Mundial Interclubes e da Recopa Sulamericana, que rendeu ao Inter a Tríplice Coroa.
Hoje o Internacional conta com o maior quadro de associados do Brasil e da América Latina, são mais de 80 mil sócios torcedores.
PARABÉNS SPORT CLUB INTERNACIONAL!
MALA ESPORTIVA - LEVANDO O MELHOR DO ESPORTE ATÉ VOCÊ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário