sábado, 4 de abril de 2009

Sport Club Internacional: 100 anos de glórias

Redação
Fotos: www.internacional.com.br e Mala Esportiva

Um dos mais vitoriosos clubes da história do futebol brasileiro completa hoje 100 anos, trata-se do Sport Club Internacional.

Como fizemos ano passado com o Clube Atlético Mineiro, também homenagearemos o glorioso Inter.


A ORIGEM

A origem do Sport Club Internacional está associada a três integrantes da família Poppe: Henrique (foto), José e Luis.
Eles chegaram a Porto Alegre, em 1908, vindos de São Paulo, e logo abriram uma loja.

Como não foram aceitos como membros do Grêmio de Foot-Ball Portoalegrense por não terem descendência germânica, os Poppe tentaram ainda outros clubes da cidade. Jovens de 20 e poucos anos, eles queriam praticar esportes, de preferência o futebol. Mas o Grêmio, que já existia há seis anos, se fechou para eles. E também os clubes de remo, de tiro, de tênis. A desculpa era sempre a mesma: gente recém chegada, pouco conhecida. A dificuldade que os Poppe encontraram acabou servindo de motivação para a criação de um novo clube em Porto Alegre, o agora centenário Sport Club Internacional.


BANDEIRA

A bandeira do Sport Club Internacional é formada de dois triângulos-retângulos com as cores oficiais vermelho e branco, ficando o triângulo branco com a base para a esquerda e o vermelho com a base para a direita. No canto de cima, do lado direito, aparecem as iniciais entrelaçadas do Clube e a data de fundação.

No Beira-Rio, os torcedores podem contemplar uma bandeira de 110 metros quadrados em um mastro de 55 metros de altura.



ALGUNS CRAQUES E MASCOTE

O "Inter" é conhecido como o time da massa gaúcha e já foi defendido por jogadores de nível nacional e internacional, como Carlitos, Larry, Ruben Paz, Carpegiani, Claudiomiro, Dunga, Dario, Figueroa, Gérson, Taffarel, Mauro Galvão, Manga, Lúcio, Gamarra, Tesourinha, Fernandão, Rafael Sóbis, Iarley, Bodinho, Lula, Mário Sérgio, Dadá Maravilha, Índio, Nilmar, Alex, Clêmer, Alexandre Pato, e tantos outros encantaram e encantam o torcedor colorado.

Para identificar o Inter como um clube do povo, nas páginas esportivas da antiga Folha Desportiva e do jornal A Hora, surgiu na década de 50 a figura do Negrinho, um personagem cheio de ironia e malandragem.

Com o tempo, o Negrinho acabou virando o Saci, aquele que gosta de armar ciladas contra as pessoas, coisa que no futebol os colorados sempre gostaram de fazer contra os adversários.


Na verdade o Negrinho que acabou virando Saci foi uma forma pejorativa que os torcedores de outros times encontraram para denegrir o Internacional, por ser o primeiro clube de expressão do futebol gaúcho a admitir negros em seu elenco de atletas, caso semelhante ao da também centenária Ponte Preta-SP, conhecida como Macaca, mas os torcedores espirituosos acabam transformando as provocações em símbolos.


HINO

No final dos anos de 1950, o Inter promoveu um concurso para eleger o seu hino, houveram muitos candidatos, mas nenhum satisfez à comissão julgadora.

Em uma tarde onde o Inter estava perdendo para o Aymoré, um torcedor em uma mesa de bar, aborrecido pelo resultado do time compôs uma letra que agradou a todos e nasceu do sofrimento após ver o time perder uma partida. O compositor do hino Celeiro de Ases é Nélson Silva, carioca, compositor de morro, e que morava em Porto Alegre.

Celeiro de Ases (Nélson Silva, 1957)

Glória do desporto nacional
Oh, Internacional
Que eu vivo a exaltar
Levas a plagas distantes
Feitos relevantes
Vives a brilhar

Correm os anos surge o amanhã
Radioso de luz, varonil
Segue a tua senda de vitórias
Colorado das glórias
Orgulho do Brasil

É teu passado alvi-rubro
Motivo de festas em nossos corações
O teu presente diz tudo

Trazendo à torcida alegres emoções
Colorado de ases celeiro
Teus astros cintilam num céu sempre azul
Vibra o Brasil inteiro
Com o clube do povo do Rio Grande do Sul


ESCUDO

O escudo em sua essência sofreu poucas alterações, a mais sentida mudança visual é na quantidade de estrelas como menções a títulos conquistados pelo Internacional, o escudo 'original' já chegou a ser modificado três vezes em um ano, após a conquista da Libertadores, do Mundial Interclubes e da Recopa Sulamericana, que rendeu ao Inter a Tríplice Coroa.


Hoje o Internacional conta com o maior quadro de associados do Brasil e da América Latina, são mais de 80 mil sócios torcedores.

PARABÉNS SPORT CLUB INTERNACIONAL!

MALA ESPORTIVA - LEVANDO O MELHOR DO ESPORTE ATÉ VOCÊ!

Nenhum comentário: