terça-feira, 22 de junho de 2010

África do sul dá alegria aos torcedores na sua despedida, já a França...

Redação e agências nacionais

Na sua despedida, a África do Sul chegou a fazer 2 x 0 na França e fez seu torcedor sonhar com a classificação, mas era uma missão difícil, quase impossível, e os alegres Bafana Bafana se despediram da Copa do Mundo, nesta terça-feira, em Bloemfontein. Mesmo assim a vitória por 2 x 1 no Free State Stadium, deu ao país anfitrião a alegria de vencer uma partida, além de mostrar mais uma vez o tamanho do vexame francês no Mundial.

Não bastasse perder, os franceses ainda tiveram um jogador expulso, Gourcuff, aos 25 minutos do primeiro tempo, dificultando mais ainda o objetivo da França no jogo. Depois da expulsão, a África do Sul dominou as ações do jogo, fez dois gols, com Khumalo e Mphela, e ainda teve um gol anulado. No entanto, o sonho acabou próximo ao fim do jogo, quando a França diminuiu, gol de Malouda, o único gol francês na Copa do Mundo 2010.

A eliminação da África do Sul fez com que a seleção comandada por Carlos Alberto Parreira fosse o primeiro país anfitrião a não passar da fase inicial na história das Copas. Parreira inclusive, em 1998, já havia atingido um decepcionante feito inédito, já que foi demitido da Arábia Saudita ainda durante o Mundial da França. Ainda assim, Parreira se tornou, em 2010, o treinador com mais participações na história da competição, seis no total.

A França sai da Copa com apenas um gol marcado e um ponto somado, já que havia empatado sem gols contra o Uruguai e perdido por 2 x 0 para o México. O técnico Raymond Domenech deixará o cargo após uma série de problemas e uma crise sem precedentes: Anelka foi cortado durante o Mundial, Evra quase agrediu o preparador físico e o próprio Domenech admitiu que alguns jogadores não queriam mais atuar contra a África do Sul. Membros do governo francês chegaram a intervir junto ao elenco da seleção.

Ficha do jogo:

França 1 x 2 África do Sul

Local: Free State Stadium, em Bloemfontein

Gols:
África do Sul: Khumalo aos 20min do 1º tempo, Mphela aos 37min do 2º tempo
França: Malouda aos 25min do 2º tempo

Cartões amarelos
França: Diaby

Cartão vermelho
França: Gourcuff

França: Lloris; Sagna, Gallas, Squillaci e Clichy; Alou Diarra (Govou); Diaby e Gourcuff; Cissé (Henry), Gignac (Malouda) e Ribéry
Técnico: Raymond Domenech

África do Sul: Josephs; Ngcongca (Gaxa); Mokoena, Khumalo e Masilela; Sibaya; Pienaar e Khuboni (Modise); Parker (Nomvethe) e Tshabalala; Mphela
Técnico: Carlos Alberto

Nenhum comentário: