quinta-feira, 24 de junho de 2010

Eslováquia avança em jogo emocionante

Redação e agências nacionais

Agora são duas as campeãs mundiais que são eliminadas na primeira fase da Copa do Mundo 2010. Depois da França, a Itália se despede da África do Sul em uma derrota dramática para a Eslováquia, por 3 x 2. Os comandados de Marcello Lippi terminam a competição sem uma vitória sequer e com o vexame de empatar com a inexpressiva Nova Zelândia.

Marcello Lippi não só perde a Copa do Mundo como vai de heroi a vilão, já que muitos consideram ele um dos nomes principais na conquista de 2006, na Alemanha. Lippi foi criticado desde a convocação, quando muitos apontavam que ele estava levando um um time formado por jogadores com a média de idade muito alta. A defesa, elogiada há quatro anos na Alemanha, cometeu falhas ao longo do torneio, o ataque foi sofrível, com poucas opções de jogada e movimentação inexpressiva de Iaquinta e Di Natale.

As contusões de Pirlo e Buffon também prejudicaram a participação da Azzurra. O goleiro saiu lesionado. Pirlo entrou em campo na derrota desta quinta-feira, contra Eslováquia, durante a segunda etapa, ele cadenciou o jogo, deu um ânimo extra para os italianos, mas não conseguiu impedir a derrota.

Mas a Eslováquia não tinha nada a ver com o drama alheio e foi pra cima dos italianos com grande atuação do atacante Vittek, artilheiro da equipe na competição, ele marcou os dois gols da partida e desestabilizou a experiente zaga italiana formada pelo capitão Cannavaro e por Chiellini.

Quando perdia por 1 x 0, a Itália foi pra cima viu ocorrer o lance polêmico que poderia colocar a Itália nas oitavas, ao 22 minutos do segundo tempo, depois de escanteio, Quagliarella acertou um chute preciso. Em cima da linha, Skrtel tirou a bola, mas nenhum replay da jogada foi capaz de confirmar se houve o gol, muitos acreditam que sim.

Quando atacava insistentemente, a Itália sofreu seu segundo gol e se viu em situação muito delicada. Aos 28 minutos, Hamsik colocou a bola na área para Vittek, o carrasco italiano, que se antecipou a Chiellini e finalizou sem chances para Marchetti.

Mas o gol não foi sentido pelos italianos, que foram ainda mais ao ataque em busca de dois gols que lhes dariam a classificação. Com muita raça, Quagliarella invadiu a área, tabelou com Iaquinta e chutou a gol, no rebote, Di Natale empurrou para o gol vazio e conseguiu metade do objetivo.

A Itália ainda teve um gol anulado aos 40 minutos. Após jogada de Di Natale pela esquerda, Quagliarella empurrou para dentro da pequena área, mas o lance foi corretamente anulado por impedimento.

Mas tanto ataque dava muito espaço aos eslovacos, que aos 44 minutos chegaram ao terceiro gol. Ainda houve tempo para Quagliarella diminuir aos 47 minutos, mas a reação parou por aí.

Ficha do jogo:


Eslováquia 3 x 2 Itália

Local:Ellis Park, em Johannesburgo

Gols
Eslováquia: Vittek, aos 25min do 1º tempo e Vittek aos 28min do 2º tempo e Kopunek aos 44min do 2º tempo
Itália: Di Natale, aos 36min do 2º tempo e Quagliarella aos 47min do 2º tempo

Cartões amarelos
Eslováquia: Vittek, Strba e Pekarik
Itália: Cannavaro e Chiellini

Eslováquia: Mucha; Pekarik, Skrtel, Durica e Zabavnik; Kucka e Strba (Kopunek); Stoch, Hamsik e Jendrisek (Petras); Vittek
Técnico: Vladimir Weiss

Itália: Marchetti; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito (Maggio); De Rossi; Gattuso (Quagliarella) e Montolivo (Pirlo); Pepe, Iaquinta e Di Natale
Técnico: Marcello Lippi

Nenhum comentário: