terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil vence a Coreia do Norte e lidera seu grupo

Redação e agências nacionais

O Brasil venceu na sua estreia na Copa do Mundo 2010 depois de jogar um primeiro tempo muito fraco, na etapa final a Seleção acordou e impôs seu ritmo de jogo de forma mais consistente.


O Brasil venceu a Coreia do Norte por 2 x 1 nesta terça-feira, no Estádio Ellis Park, em Johannesburgo, Maicon fez um gol improvável e abriu o placar, Elano fez o segundo do Brasil, Ji Yun Nam descontou para os norte-coreanos.

Como Portugal e Costa do Marfim empataram sem gols na abertura dos trabalhos no Grupo G, o placar magro do Escrete Canarinho time comandado pelo técnico Dunga largou bem e lidera o grupo, e com uma vitória simples contra a Costa do Marfim na próxima rodada, a Seleção garante sua vaga nas oitavas de final de forma tranquila.

O primeiro gol brasileiro foi do lateral direito, Maicon, que chutou sem ângulo, a menos de um metro da linha de fundo e estufou as redes asiáticas, aos 10min do segundo tempo. Aos 26min, Robinho, deu um bom passe para Elano ampliar o marcador. O meia recebeu dentro da área e só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro norte-coreano Guk Miong Ri.

Quase que a alegria brasileira não era estragada pelos norte-coreanos, Ji Yun Nam, aos 43min, invadiu a defesa, passou entre Maicon e Lúcio e marcou deslocando Júlio César com facilidade.

O clima em Johannesburgo estava muito frio, 1º C e sensação térmica de 4º C negativos quando a bola rolou, devido ao vento, e o Brasil encontrou dificuldades principalmente pela postura defensiva apresentada pelos norte-coreanos.

O poder de criação brasileiro também foi limitado pela fraca atuação do meia Kaká. O cérebro do time errou muitos passes. Muito mal para quem já foi o melhor do mundo, acabou substituído aos 32min da etapa final por Nilmar.

Dunga, que fez sua estreia como técnico em Copas do Mundo, não sentou um minuto sequer. Ficou encostado no banco de reservas. Na maior parte do tempo com o semblante fechado. Sorridente só na hora dos gols. Além de Nilmar, testou Daniel Alves no lugar de Elano e Ramires na vaga de Felipe Melo.

Para quem gosta de números e história, a Seleção conseguiu manter uma escrita de 32 anos. Desde 1978, no empate com a Suécia por 1 x 1, na Argentina, o Brasil começa a trajetória de um Mundial sempre com vitória. E foi o primeiro gol de um lateral direito do Brasil desde Josimar em 1986 - 4 x 0 sobre a Polônia, nas oitavas de final.

A Seleção Brasileira volta a jogar às 15h30 do próximo domingo, contra a Costa do Marfim em Johannesburgo, desta vez, porém, no Soccer City Stadium. Os norte-coreanos pegam Portugal na Cidade do Cabo na segunda-feira da semana que vem.

Ficha do jogo:

Brasil 2 x 1 Coreia do Norte

Local: Ellis Park Stadium, em Johannesburgo

Gols:
Brasil: Maicon aos 10min do 2º tempo e Elano aos 26min do 2º tempo
Coreia do Norte: Ji Yun Nam, aos 43min do 2º tempo

Cartão amarelo
Brasil: Ramires

Esquema Tático do Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva e Felipe Melo (Ramires); Elano (Daniel Alves), Kaká (Nilmar) e Robinho; Luís Fabiano
Técnico: Dunga

Coreia do Norte: Ri Myong Guk; Cha Jong Hyok, Pak Chol Jin, Ri Jun Ii e Ji Yun Nam; Mun In Guk (Kim Kum Ii), An Yong Hak e Pak Nam Chol; Hong Yong Jo e Jong Tae Se
Técnico: Kim Jong Hun

Nenhum comentário: