segunda-feira, 14 de junho de 2010

Holanda estreia na Copa vencendo a Dinamarca

Redação e agências nacionais

Em um dos confrontos mais esperados da primeira rodada da Copa do Mundo 2010, a Holanda venceu a Dinamarca por 2 x 0, nesta segunda-feira, no Soccer City Stadium, em Johannesburgo. A vitória da sempre perigosa Seleção Holandesa teve início em uma falha grotesca do lateral Simon Poulsen, que desviou de cabeça para as próprias redes, e foi completada, no finalzinho da partida, em um gol de Dirk Kuyt.

O público da partida foi um dos maiores do Mundial até agora (cerca de 83 mil pessoas) e o público fora do estádio se comportou de forma exemplar, confiantes e animados antes da partida, torcedores dos dois países se confraternizaram.

A invencibilidade holandesa, a maior do futebol mundial na atualidade, chegou a 20 jogos com a vitória sobre a Dinamarca. A última derrota, a única sob o comando do técnico Bert Van Marwijk, foi contra a Austrália, por 2 x 1, em 6 de setembro de 2008.

Ainda sem Arjen Robben, que se recupera de estiramento sofrido no último dia 5, em amistoso contra a Hungria, a Holanda apostou novamente em Van der Vaart como seu substituto. Com muito toque de bola no meio-campo, os holandeses tiveram 60% de posse na etapa inicial e criaram as melhores oportunidades.

O primeiro tempo do jogo foi movimentado, porém sem gols, mas na volta do intervalo as redes balançaram a favor dos holandeses por duas vezes, na primeira, antes de um minuto de jogo, Van Persie cruzou da esquerda e o lateral Simon Poulsen, do AZ Alkmaar-HOL, errou ao desviar e cabeceou para o próprio gol. A arbitragem confirmou gol contra do dinamarquês.

Aos 39 minutos, saiu o segundo gol da Holanda. Sneijder acertou passe preciso para Elia, que finalizou bem, viu a bola bater na trave e voltar limpa nos pés de Dirk Kuyt, que confirmou o triunfo holandês no Soccer City.

Por pouco, já em seguida, a Holanda não marcou seu terceiro gol na partida. Kuyt abriu pela esquerda e cruzou na medida para Afellay, que da pequena área empurrou para as redes e viu Simon Poulsen tirar a bola em cima da linha.

A Holanda volta a jogar no próximo sábado, em Durban, contra o Japão. A Dinamarca segue até Pretória para, no mesmo dia, medir forças contra Camarões.

Ficha do jogo:

Holanda 2 x 0 Dinamarca

Local: Soccer City Stadium, em Johannesburgo

Gols
Holanda: Simon Poulsen, a 1min do 2º tempo, e Kuyt aos 39min do 2º tempo

Cartões amarelos
Holanda: De Jong, Van Persie
Dinamarca: Kjaer

Holanda: Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel e De Jong (De Zeeuw); Kuyt, Sneijder e Van der Vaart (Elia); Van Persie (Afellay)
Técnico: Bert Van Marwijk

Dinamarca: Sorensen; Jacobsen, Kjaer, Agger e Simon Poulsen; Christian Poulsen; Enevoldsen (Gronkjaer), Rommedahl, Kahlenberg (Eriksen) e Jorgensen; Bendtner (Beckmann)
Técnico: Morten Olsen

Nenhum comentário: