domingo, 27 de junho de 2010

Argentina passa pelo México e encara Alemanha nas quartas

Redação e agências nacionais

Com dois gols de Tevez, a Argentina passou pelo México nas oitavas de final, assim como em 2006, e também como naquela Copa, os argentinos agora terão pela frente a Alemanha. A vitória deste domingo por 3 x 1, também fica marcada pelo primeiro gol, em posição de impedimento.

Desde a Copa de 1990, a Argentina não conseguia vencer um jogo eliminatório de Copa do Mundo em 90 minutos, quando bateu o Brasil nas oitavas de final por 1 x 0. Já o México caiu nas oitavas pelo quinto Mundial consecutivo.

As duas equipes tiveram pequenas surpresas em suas escalações iniciais neste domingo. Do lado argentino, Maradona preferiu Maxi Rodríguez no meio de campo, deixando o experiente Verón no banco de reservas. O técnico mexicano Javier Aguirre também barrou jogadores veteranos: os atacantes Blanco e Guille Franco deram lugar a Bautista e Javier Hernández entre os titulares.

Logo nos primeiros minutos, o México assustou em duas oportunidades, primeiro no lance onde de longe Salcido "soltou o caroço" e o goleiro Romero espalmou de forma estabanada, a bola ainda tocou no travessão. Pouco depois, Guardado soltou outra bomba de fora da área, que passou muito perto do gol argentino.

Os argentinos passaram a tocar a bola, para diminuir o ritmo que os mexicanos tentavam impor ao jogo. Até que aos 25 minutos, Messi tentou uma enfiada de bola para Tevez, que foi abafado pelo goleiro Pérez; a bola voltou para Messi e o meia-atacante alçou a bola novamente para Tevez, cerca de um metro impedido, cabecear para as redes.

Os jogadores do México reclamaram muito e o auxiliar fez menção de voltar atrás e anular o lance, depois que as imagens mostrando o claro impedimento de Tevez foram exibidas no telão. Porém, após ser pressionado por ambos os times, o árbitro italiano Roberto Rosetti validou o gol.

O time mexicano pareceu ter se desestabilizado com o erro grosseiro da arbitragem, e entregou de presente o segundo gol aos 32 minutos. Com a bola dominada na defesa, o zagueiro Osorio tocou no pé de Higuaín, que só precisou driblar Pérez e tocar para o gol vazio para ampliar a vantagem.

O México sofreu outro duro golpe logo aos 7 minutos da segunda etapa. Tevez tentou passe pelo meio e foi travado, mas a bola voltou para o próprio camisa 11, que soltou um foguete de fora da área no ângulo de Pérez para fazer o terceiro, golaço.

Depois o México passou a se arriscar mais no ataque, até que aos 26 minutos, Javier Hernández recebeu na área, girou sobre Demichelis e encheu o pé esquerdo para estufar as redes e dar esperança aos mexicanos. Porém, o placar não foi mais alterado até o apito final, Argentina segue, México volta pra casa.

Ficha do jogo:

Argentina 3 x 1 México

Local: Estádio Soccer City, Johannesburgo

Gols
Argentina: Tevez, aos 25min, e Higuaín, aos 32min do 1º tempo; Tevez, aos 7min do 2º tempo
México: Hernández, aos 26min do 2º tempo

Cartões amarelos
México: Rafa Márquez

Argentina: Romero; Otamendi, Demichelis, Burdisso e Heinze; Mascherano; Maxi Rodríguez (Pastore), Messi e Di María (Jonás Gutiérrez); Tevez (Verón) e Higuaín. Técnico: Diego Maradona

México: Pérez; Juárez, Osorio, Rodríguez e Salcido; Rafa Márquez e Torrado; Giovani dos Santos, Bautista (Barrera) e Guardado (Franco); Hernandéz. Técnico: Javier Aguirre

Nenhum comentário: