terça-feira, 22 de junho de 2010

Uruguai vence o México mas as duas se classificam

Redação e agências nacionais

México e Uruguai avançaram, mas quem quem esperava um "jogo de compadres" entre México x Uruguai, no encerramento do Grupo A da Copa do Mundo de 2010 se surpreendeu. Os dois times atacaram muiro e no final, a vitória veio em favor dos sul-americanos, com um gol do artilheiro Luis Suárez. Mesmo derrotados, os mexicanos também chegaram às oitavas de final, graças à vitória da África do Sul sobre a França: 2 x 1.

As seleções do continente americano chegaram em posição cômoda para esta partida, ambos dividiam a liderança da chave com quatro pontos. Como África do Sul e França, que jogaram no mesmo horário, somavam um cada, um simples empate classificava México e Uruguai. Mas as duas equipes não queriam ficar no 0 x 0 e criaram muito, chances surgiram para os dois lados, e em excesso. O motivo para tanta motivação era simples: quem vencesse evitava um possível confronto contra a Argentina nas oitavas de final.

E o Uruguai se garantiu na liderança devido ao saldo de gols, aos 42min do primeiro tempo, ao fazer 1 x 0 com Suárez. No segundo tempo, o México ficou nervoso, se lançou ao ataque mas não conseguiu marcar. Os mexicanos spi ficaram aliviados quando na outra partida, Malouda fez para a França, deixando o México bem mais perto da próxima fase.

O Uruguai vai às oitavas de uma Copa pela primeira vez desde 1990, em 2002 a eliminação veio já na primeira fase. A Celeste não vencia duas partidas seguidas em uma competição desse nível desde 1954 e não se classificava como invicta desde 1966. Ainda quebrou um tabu e passou de forma inédita por uma fase de grupos sem levar gols.

Já o México avança e vai reeditar a partida de oitavas de final de 2006, quando os argentinos levaram a melhor na abertura do mata-mata por 2 x 1, vitória que veio apenas na prorrogação.

Ficha do jogo:

México 0 x 1 Uruguai

Local: Royal Bafokeng, Rustemburgo

Gol
Uruguai: Suárez, aos 42min do primeiro tempo

Cartões amarelos
México: Hernández e Castro
Uruguai: Fucile

México: Pérez; Osorio, Moreno (Castro) e Francisco Rodríguez e Salcido; Torrado, Rafa Márquez e Guardado (Barrera); Blanco (Hernández); Franco e Giovani dos Santos. Técnico: Javier Aguirre

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Victorino e Fucile; Arévalo Rios, Diego Pérez e Álvaro Pereira (Scotti); Forlán; Cavani e Suárez (Álvaro Fernandez). Técnico: Óscar Tabárez

Nenhum comentário: