quinta-feira, 10 de junho de 2010

Homem é preso ao roubar laptops de jornalistas no show de abertura da Copa

Das agências internacionais em Johannesburgo, África do Sul

O show de abertura da Copa do Mundo não foi marcado apenas pela festa do povo sul-africano, mas também por um infeliz incidente. Durante o evento, um homem foi detido pela polícia após ter sido pego roubando computadores portáteis na sala de imprensa do Orlando Stadium.

O homem não conseguiu escapar dos policiais e foi flagrado pelas câmeras fotográficas e de televisão dos jornalistas que cobriam o evento.

Não foi o primeiro caso de violência na África do Sul antes mesmo do início da Copa do Mundo. Na última quarta-feira, dois jornalistas portugueses e um espanhol que acompanhavam a seleção lusitana foram vítimas de um assalto a mão armada.

O hotel Nutbush Boma Logde, na cidade de Magaliesburg onde estavam hospedados, foi invadido por dois homens e uma das vítimas teve uma arma apontada à cabeça durante o roubo. Os assaltantes levaram equipamentos fotográficos, computadores, dinheiro, documentos e credenciais para a Copa.

Pouco tempo depois, quatro jornalistas chineses foram vítimas de um roubo semelhante ao sofrido por colegas de profissão. De acordo com a imprensa chinesa, eles perderam dinheiro e uma câmera (no total, o prejuízo chega a cerca de US$ 1.500) quando retornavam após uma entrevista em Johannesburgo.

O incidente motivou uma declaração do Ministério de Assuntos Exteriores chinês na quinta-feira. O porta-voz Qin Gang expressou o desejo de que o Mundial, que não terá participação do país asiático, aconteça "com sucesso e com segurança".

Nenhum comentário: