quarta-feira, 16 de junho de 2010

Uruguai vence a anfitriã África do Sul por 3 x 0

Redação e agências nacionais

As Vuvuzelas foram silenciadas por uma grande atuação do Uruguai na abertura da segunda rodada, onde a Celeste enfrentou a anfitriã África do Sul. Assim como na estreia contra o México, a festa estava toda pronta, mas desta vez, após o resultado negativo, a frustração ficou aparente nos torcedores sul-africanos, no Estádio Loftus Versfeld, nesta quarta-feira. Foi a primeira vitória dos sul-americanos em uma Copa desde 1990, quando venceram a Coreia do Sul.

Com um gol de Forlán, que acertou um chute forte de fora da área e desviou no zagueiro sul-africano, vencendo o goleiro Khune, e mais um outro tento de pênalti marcado pelo camisa 10, após falta cometida dentro da área pelo goleiro Khune sobre Suarez, o Uruguai praticamente acabou com as chances de classificação dos Bafana Bafana. Álvaro Pereira ainda ampliou o placar nos acréscimos para 3 x 0.

Com apenas um ponto ganho, os comandados de Carlos Alberto Parreira precisam esperar o desenrolar do jogo entre México e França e vencer os franceses na última rodada para evitar uma eliminação histórica. Nunca um país anfitrião da Copa do Mundo caiu na primeira fase da competição.

Os torcedores do país anfitrião estiveram tristes pela primeira vez nesse Mundial ao ver o desempenho de sua Seleção e praticamente calaram suas vuvuzelas nos minutos finais. Muitos torcedores sul-africanos deixaram cabisbaixos o estádio antes mesmo do fim da partida, e não viram o gol de Pereira.

O Uruguai não lembrou em nada o time retrancado que segurou a França na estreia em um empate sem gols. Com três atacantes, o time sul-americano tomou a iniciativa do jogo já nos primeiros minutos. Já os sul-africanos mantiveram a formação da primeira rodada; a única mudança foi a entrada do ofensivo Masilela na lateral esquerda.

Ficha do jogo:

África do Sul 0 x 3 Uruguai
Local: Estádio Loftus Versfeld, Pretória

Gols
Uruguai: Forlán, aos 24min do 1º tempo e aos 32min do 2º tempo; Álvaro Pereira, aos 49min do 2º tempo

Cartões amarelos
África do Sul: Pienaar e Dikgacoi

Cartão vermelho
África do Sul: Khune

África do Sul: Khune; Gaxa, Mokoena, Khumalo e Masilela; Dikgacoi e Letsholonyane (Moriri); Modise, Pienaar (Josephs) e Tshabalala; Mphela. Técnico: Carlos Alberto Parreira

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Fucile (Álvaro Fernández); Arévalo, Diego Pérez (Gargano) e Álvaro Pereira; Forlán, Cavani (Sebastián Fernández) e Suárez. Técnico: Oscar Tabárez

Nenhum comentário: