segunda-feira, 14 de junho de 2010

Japão estreia com vitória na Copa e cala críticos

Redação e agências nacionais

O Japão apresentou um futebol bastante burocrático,
mas conseguiu calar os críticos que falavam dos maus resultados obtidos às vésperas da Copa do Mundo, e mesmo com o desfalque do craque Shunsuke Nakamura, o Japão venceu Camarões por 1 x 0 nesta segunda-feira. A partida foi realizada no Free State Stadium, em Bloemfontein.

O Grupo E, é um dos mais equilibrados da Copa, ou seja, o escrete japonês pode ter conseguido uma vitória decisiva quanto à sua classificação, visto que a próxima partida do Japão é contra a Holanda, que também venceu seu primeiro compromisso.

Assim como os dois times que venceram, os dois que perderam nas suas estreias no Grupo E também se enfrentam, Camarões e Dinamarca, jogarão pela sobrevivência na próxima rodada.

No jogo realizado em em Bloemfontein, os torcedores acompanharam duas seleções com estilos fiéis ao seu passado recente. O Japão, disciplinado, com todos os jogadores envolvidos tanto na marcação como nas ações ofensivas, já Camarões, não apresentou muita criatividade e isolando seu melhor jogador do lado de campo, Samuel Eto'o, assim como acontecia com Ronaldinho na Seleção Brasileira.

O Japão trocou muitos passes, se apresentou melhor e conseguiu entrar diversas vezes na área de Camarões, usando bem os lados do campo e contando com a boa movimentação de Honda, segundo atacante com liberdade para aparecer em qualquer parte do gramado.

Honda, aos 39 minutos do primeiro tempo marcou o gol da vitória, após Matsui aparecer em boa condição após triangulação de passes, fintar Ekotto e cruzou de forma venenosa, a zaga camaronesa se atrapalhou e Honda, da pequena área, marcou.

A crise de criação de Camarões só teve um alento quando Samuel Eto'o, logo depois da volta para o segundo tempo, resolveu tentar tudo sozinho. Da ponta direita, driblou toda a marcação e ofereceu o gol a Choupo-Mouting, que bateu para fora.

Camarões no final do jogo ainda chegou perto de empatar: Mbia, que virou volante com a entrada do veterano Geremi, acertou o travessão em uma pancada que o goleiro Kawashima só observou.

O Japão jogará novamente em Durban no próximo sábado, dia 19, contra a Holanda que defende uma invencibilidade de 20 jogos. Já Camarões e Dinamarca, no mesmo dia, em Pretória, jogam pela sobrevivência no Mundial.

Ficha do jogo:

Japão 1 x 0 Camarões

Local: Free State Stadium, em Bloemfontein

Gol
Japão: Honda, a 39min do 1º tempo

Cartões amarelos
Camarões: N'Koulou e Assou-Ekotto

Japão: Kawashima; Komano, Nakazawa, Tanaka e Nagatomo; Matsui (Okazaki), Hasebe (Inamoto), Abe e Endo; Honda e Okubo (Yano)
Técnico: Takeshi Okada

Camarões: Souleymanou; Mbia, N'Koulou, Bassong e Assou-Ekotto; Matip (Emana), Makoun (Geremi) e Enoh; Eto'o, Webo e Choupo-Moting (Idrissou)
Técnico: Paul Le Guen

Nenhum comentário: