segunda-feira, 21 de junho de 2010

Chile vence e é líder, Suíça quebra recorde mesmo com derrota

Redação e agências nacionais

A Suíça conseguiu um recorde histórico na partida de hoje, onde foi derrotada palo Chile no Nelson Mandela Bay, a retranca suíça deu certo até os 30 minutos do segundo tempo, quando Mark González, de cabeça deu a vitória por 1 x 0 ao Chile.


Aos 23 minutos do segundo tempo, a Suíça se tornou a seleção com o maior período sem sofrer gols em Copas, superando os 551 minutos que pertenciam à Itália de 1990. No início da partida, os suíços também haviam ultrapassado a Inglaterra, que entre 1982 e 1986 ficou 505 minutos sem ser vazada. O recorde dos suíços é contabilizado por seis jogos: França, Togo, Coreia do Sul e Ucrânia (no tempo normal, já que foi eliminada nos pênaltis) (estas quatro partidas foram na Copa de 2006), além de Espanha e Chile (no Mundial atual).

Até o gol marcado por Mark González, a Suíça acumulou 559 minutos sem sofrer gols em Copas, o que permanece como a maior sequência da história dos Mundiais. Até então, o único gol sofrido pelos suíços havia sido aos 41 minutos do segundo tempo em duelo vencido pela Espanha por 3 x 0, nas oitavas de final da Copa 94. O autor foi Txiki Begiristáin.

Ao conquistar a vitória merecida pelo futebol ofensivo apresentado, o Chile vai para o confronto contra a Espanha em situação confortável na última rodada. Perdedora no jogo, a Suíça mantém seus três pontos e tem chances reais de classificação, desde que vença a seleção de Honduras conquistando um bom saldo de gols.

A definição do Grupo H será na próxima sexta-feira, quando o Chile duela com a Espanha em Pretória e a Suíça enfrenta Honduras em Bloemfontein. Ambos os jogos serão às 15h30 (de Brasília).

Ficha do jogo:

Chile 1 x 0 Suíça

Local: Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth

Gol:
Chile: Mark González, aos 30min do segundo tempo

Cartões amarelos
Chile: Ponce, Carmona, Medel, Suazo, Valdívia e Matias Fernández
Suíça: Nkufo, Barnetta e Inler

Cartão vermelho
Suíça: Behrani

Chile: Bravo; Medel, Ponce e Jara; Isla, Carmona e Vidal (Mark González); Matias Fernández (Paredes); Alexis Sánchez, Suazo (Valdívia) e Beausejour
Técnico: Marcelo Bielsa

Suíça: Benaglio; Lichtsteiner, Von Bergen, Grichting e Ziegler; Behrani, Inler, Huggel e Gelson Fernandes (Bunjaku); Frei (Barnetta) e Nkufo (Derdiyok)
Técnico: Ottmar Hitzfeld

Nenhum comentário: