quinta-feira, 17 de junho de 2010

Grécia vence pela primeira vez em uma Copa do Mundo

Redação e agências nacionais

Pela primeira vez em uma Copa do Mundo a Grécia conseguiu vencer uma partida. A partida já seria histórica mesmo com um empate ou derrota, pois Salpingidis marcou o primeiro gol grego em um Mundial, após gol de falta, marcado por Uche, mas depois Torosidis também marcou e ajudou a Grécia a fazer história no futebol. A vitória por 2 x 1, com gols de Salpingidis e Torosidis, aconteceu no Free State Stadium, em Bloemfontein.

Com a vitória grega, o Grupo B fica completamente em aberto, pois o resultado no Free State Stadium poderia confirmar a classificação da Argentina para as oitavas de final, mas para isso a Nigéria teria que vencer ou um empate.

A Argentina lidera com seis pontos e pega a ainda viva Grécia, com três pontos, na última rodada. A Coreia do Sul, com a mesma pontuação dos gregos, enfrenta a Nigéria, que ainda tem possibilidades em caso de vitória.

Após um primeiro tempo lento, o confronto entre gregos e nigerianos ofereceu um ótimo segundo tempo, com fortes doses de emoção no confronto. Nos 14 minutos de jogo duas chances de gol aconteceram em sequência, na primeira, Karagounis teve oportunidade nítida e Enyeama fez ótima defesa no reflexo, com os pés. No contra-ataque gerado no lance, os nigerianos dispararam, Yakubu finalizou, Tzorvas realizou a intervenção e Obasi, com o gol aberto, bateu para fora.

Considerado o melhor jogador em campo na derrota para Argentina, o goleiro Enyeama realizou nova defesa fantástica aos 23min em bola cabeceada por Samaras. Depois, porém, teve um vacilo que custou caro.

Aos 26min, após escanteio, Tziolis pegou a sobra, limpou a marcação e chutou de longe, desatento, Enyeama soltou a bola nos pés de Torosidis, que só empurrou para as redes.

A Nigéria ainda buscou o gol nos minutos finais, mas com um jogador a menos e sem criatividade, saiu de campo derrotada pela segunda vez no Mundial.

As duas seleções voltam a jogar na terça-feira da próxima semana. Em Durban, a Nigéria tentará a classificação diante da Coreia do Sul. Na mesma hora (15h30 de Brasília), a Grécia enfrenta a Argentina em Polokwane.

Ficha do jogo:

Grécia 2 x 1 Nigéria
Local: Free State Stadium, em Bloemfontein

Gols:
Nigéria: Kalu Uche aos 16min do 1º tempo
Grécia: Salpingidis aos 44min do 1º tempo e Torosidis aos 26min do 2º tempo

Cartões amarelos
Grécia: Sokratis, Tiziolis e Samaras
Nigéria: Obasi

Cartão vermelho
Nigéria: Kaita

Grécia: Tzorvas; Vyntra, Papadopoulos e Kyrgiakos; Sokratis (Samaras), Tziolis, Katsouranis e Torosidis; Karagounis; Salpingidis e Gekas (Ninis)
Técnico: Otto Rehhagel

Nigéria: Enyeama; Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo (Echiejile) (Afolabi); Kaita, Haruna, Etuhu e Uche; Odemwingie (Obasi) e Yakubu
Técnico: Lars Lagerback

Nenhum comentário: