quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ferrolho Suíço para a favorita Espanha

Redação e agências nacionais

No último jogo da rodada inicial, a zebra passeou pela primeira vez na África do Sul, e a Suíça venceu a favorita Espanha por 1 x 0. A partida foi disputada no Durban Stadium na cidade sul-africana de Durban.

Há 12 jogos que a Espanha não era derrotada, o último jogo perdido pelos espanhois foi para os Estados Unidos, há um ano, nas semifinais da Copa das Confederações. Naquela ocasião, a Fúria carregava outra série sem perder ainda maior: 35 partidas.

Vicente del Bosque escalou a Espanha ainda sem Fabregas e Fernando Torres, ambos sem a condição física ideal, mas no final recorreu à habilidade ofensiva do atacante, mas de nada adiantou, pois a Suíça manteve sua tradição histórica recente de ser uma seleção de defesa eficiente.

Por conta do posicionamento suíço, a Espanha encontrou muitas dificuldades no primeiro tempo, onde conseguiu manter cerca de 67% de posse de bola, mas aos 15 minutos, a posse chegou a 78%.

Somente com David Villa como atacante de ofício, a Espanha criou suas melhores chances em bolas enfiadas em profundidade. O próprio Villa, tentou várias vezes mas foi contido e reclamou muito quando as bolas não chegavam.

As expectativas espanholas de vitória sofreram um duro golpe já aos 9min da segunda etapa. Na base da raça, Derdiyok rompeu a marcação espanhola, dividiu com Piqué e Casillas, com a bola sobrando livre para o gol feio e sofrido de Gelson Fernandes.

A Espanha se mandou para o ataque após o gol sofrido e além de El Niño, Jesus Navas também foi solicitado para ajudar o ataque, mas no desespero, não conseguiu marcar.

Em dois lances, um para cada lado, a trave impediu o gol de sair. Aos 25min, Xabi Alonso bateu de fora da área e acertou um torpedo no travessão. Quatro minutos depois, Derdiyok avançou em velocidade pela direita, cortou Piqué e Puyol e chutou na trave. Foi o último lance de real perigo dos espanhóis na partida.

As duas seleções voltam a jogar na próxima segunda-feira: Espanha pega Honduras em Johannesburgo, enquanto o Chile mede forças com a Suíça em Port Elizabeth.

Ficha do jogo:

Espanha 0 x 1 Suíça
Local:
Durban Stadium, em Durban
Gol: Gelson Fernandes, aos 9min do 2º tempo

Cartões amarelos
Suíça: Grichting, Ziegler, Benaglio e Hakan Yakin

Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevilla; Busquets (Fernando Torres) e Xabi Alonso; David Silva (Jesus Navas), Xavi e Iniesta (Pedro); David Villa
Técnico: Vicente del Bosque

Suíça: Benaglio; Lichtsteiner, Senderos (Von Bergen), Grichting e Ziegler; Barnetta (Eggiman), Inler, Huggel e Gelson Fernandes; Nkufo e Derdiyok (Hakan Yakin)
Técnico: Ottmar Hitzfeld

Nenhum comentário: