quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sem Vuvuzelas, mas com Shakira e Fergie, África do Sul dá pontapé inicial da Copa do Mundo

Com informações do Portal Terra

A Copa do Mundo só terá sua primeira partida realizada amanhã, no confronto entre África do Sul e México, mas hoje a festa já tomou conta do país com o Concerto Oficial de Consagração ao Mundial.

O show contou com grandes nomes do cenário musical, como o grupo Black Eyed Peas, o cantor Juanes e Shakira. Eles fizeram a multidão presente ao Orlando Stadium, no bairro de Soweto, simplesmente delirar de alegria, além de um emocionado discurso do arcebispo da cidade, Desmond Tutu. A festa contou com cerca de 35 mil pessoas.

Os primeiros artistas a se apresentar foram grupos tribais, seguidos pelo trompetista Hugh Masekela. Depois das primeiras melodias, foi a vez do presidente da FIFA, Joseph Blatter, subir ao palco acompanhado de Jacob Zuma, presidente da África do Sul. A dupla fez um rápido discurso, e logo o público vibrou com imagens de partidas e jogadores exibidas no telão.

A banda americana Black Eyed Peas foi a primeira grande atração da noite. Liderados por will.i.am e pela bela Fergie, o grupo tocou sucesso atrás de sucesso: Where Is the Love, Pump It, Meet Me Halfway e Boom Boom Pow. Para encerrar, uma das cinco músicas mais tocadas da década e talvez o maior hit da banda: I Gotta Feeling.

Depois dos astros, coube à dupla malinense Amadou & Miriam dar sequência ao show. Os artistas cegos cantaram Welcome to Mali e Afrika. Em seguida, o ex-zagueiro da seleção sul-africana Lucas Radebe fez um breve discurso e acabou vaiado.

A ativista política e cantora Angélique Kidjo, natural do Benin, foi a maior atração africana. Com um coral, a artista, que já venceu o Grammy em 2008, cantou Malaiko. Em seguida, dividiu o palco com o cantor americano John Legend, que encerrou sua participação com o sucesso Green Light.

Angélique voltou pouco depois para acompanhar Vusi Mahlasela, cantor folk que escreve suas letras inspirado no movimento antiapartheid. Logo foi a vez de Desmond Tutu, arcebispo de Johannesburgo, subir ao palco ovacionado pelo público e roubar a cena.

Prêmio Nobel da Paz em 1984 pela luta contra o regime do apartheid, Tutu divertiu a multidão com sua simpatia, suas roupas chamativas com as cores da Seleção da África do Sul e suas dancinhas. Pedindo uma ovação ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, o arcebispo fez um discurso emocionado sobre a primeira Copa do Mundo no continente africano. "Queremos dizer ao mundo que esta lagarta feia que nós éramos tornou-se uma borboleta bonita, mas muito bonita", afirmou, em referência ao fim do apartheid.

Vieux Farka Touré, outro músico malinês, foi o próximo a cantar. Depois dele, o astro colombiano Juanes, que tem no currículo 17 prêmios do Grammy latino, começou sua apresentação com La Camisa Negra e emendou Yerbatero.

A banda Tinariwen, outro grupo de Mali, originário do Deserto do Saara, foi o ponto baixo do show e não animou muito a plateia. Depois, porém, foi a vez da cantora Alicia Keys ser anunciada pelo ex-volante francês Christian Karembeu, campeão mundial em 1998.

A americana voltou a acender a multidão com hits como You Don't Know My Name e Fallin', mas protagonizou um momento estranho ao cantar uma canção sobre a cidade de Nova York: Empire States of Mind, do rapper Jay-Z, em que ela faz participação especial. Depois, mandou um de seus principais sucessos, No One e chamou a banda sul-africana Black Jacks para uma música final.

O artista somaliano K'naan emocionou o público em seguida com um dos hits da Copa, Wavin' Flag, acompanhado por will.i.am, dos Black Eyed Peas. Depois de duas atrações locais, chegou a hora da apresentação mais aguardada da noite: a da colombiana Shakira.

Depois de um discurso do volante francês Patrick Vieira, que não foi conovocado para a Copa, a musa cantou seus sucessos She Wolf e Hips Don't Lie. A música que fechou a grande festa foi "Waka Waka", a canção oficial do Mundial de 2010.

Encerradas as atrações, Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, entrou ao lado de Danny Jordan, presidente do comitê organizador da Copa. Após um rápido discurso, Vieira voltou ao palco e exibiu a taça do Mundial à plateia. Por fim, todos os artistas que participaram da festa voltaram para o bis, animando o público pela última vez na noite.

Nenhum comentário: