domingo, 27 de junho de 2010

Show alemão, erro grotesco de arbitragem e a Inglaterra volta pra casa

Redação e agências nacionais

A Alemanha apresentou um futebol fatal, deu um espetáculo de fundamentos e contra-ataques certeiros, humilhou a Inglaterra com uma goleada por 4 x 1 e avançou confiante às quartas de final da Copa do Mundo, neste domingo, em Bloemfontein, no Free State Stadium. Gols de Thomas Müller (2), Klose e Podolski deram a vitória aos alemães, que ainda sentiram um gostinho de vingança relembrado a decisão entre os dois países em 1966.

Um erro grotesco do trio de arbitragem comandado pelo uruguaio Jorge Larrionda, na primeira etapa, quando os alemães venciam por 2 x 1, anulou um gol incrivelmente legal marcado por Frank Lampard. Na jogada, a bola bateu no travessão e caiu dentro do gol de Neuer. Foi idêntico à decisão de 1966, em que um lance supostamente ilegal, já que não há imagem conclusiva, deu o título mundial à Inglaterra, daí a vingança tardia dos alemães.

Mas mesmo com o erro de arbitragem, a Alemanha foi superior ao longo do confronto, apresentou uma eficiência digna de uma das seleções que ao longo da primeira fase conquistou o rótulo de favorita. Apresentando um técnica surpreendente, com trocas de passes envolventes e meio-campo leve. A Inglaterra teve pouca inspiração, salvo em momentos específicos da partida.

Com a eliminação, os ingleses seguem distantes da semifinal da Copa desde 1990, quando caíram diante da própria Alemanha na briga por um posto na final. Os alemães mantiveram uma sina: nunca perderam uma partida de oitavas no Mundial.

Na próxima fase, a Alemanha aguarda o vencedor do confronto entre Argentina e México. O duelo de quartas de final será na Cidade do Cabo, no próximo sábado, às 11h (de Brasília).

Se a Argentina vencer, os alemães revivem o duelo marcante também das quartas de final da última Copa. Na ocasião, o goleiro Jens Lehmann brilhou na disputa por pênaltis, mandando os argentinos de volta para casa. Pouco antes do Mundial, cabe lembrar, a seleção de Maradona bateu a Alemanha, em Munique, por 1 x 0.

Ficha do jogo:

Alemanha 4 x 1 Inglaterra

Local: Free State Stadium, em Bloemfontein

Gols
Alemanha: Klose, aos 20min, Podolski, aos 32min do 1º tempo e Müller, aos 22min, e Müller aos 25min do 2º tempo
Inglaterra: Upson, aos 37min do 1º tempo

Cartões amarelos
Alemanha: Friedrich
Inglaterra: Glen Johnson

Alemanha: Neuer; Lahm, Mertesacker, Friedrich e Boateng; Khedira e Schweinsteiger; Müller (Trochowski), Özil (Kiessling) e Podolski; Klose (Gómez)
Técnico: Joachim Löw

Inglaterra: James; Glen Johnson (Wright-Phillips), Terry, Upson e Ashley Cole; Milner (Joe Cole), Lampard, Barry e Gerrard; Rooney e Defoe (Heskey)
Técnico: Fabio Capello

Nenhum comentário: