segunda-feira, 28 de junho de 2010

Com 3 x 0 sobre o Chile, Brasil avança às quartas

Redação e agências nacionais

Um mata-mata já foi, agora, depois do Chile o Brasil terá a poderosa Holanda pela frente. Hoje a Seleção Canarinho bateu o Chile por 3 x 0, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Juan, Luís Fabiano e Robinho balançaram as redes.

Junto com a Argentina, a Holanda é a outra única equipe com 100% de aproveitamento até agora na competição. Venceu Dinamarca (2 x 0), Japão (1 x 0) e Camarões (2 x 1) na primeira fase. Nas oitavas, passou pela Eslováquia (2 x 1). Sem esquecer que conta ainda com o crescimento de produção do craque Robben, recuperado de lesão.

Quem passar do confronto Brasil x Holanda enfrentará no dia 6 de julho, na Cidade do Cabo, o vencedor do duelo entre Uruguai x Gana, marcado também para a sexta-feira, em Johannesburgo, às 15h30 (de Brasília).

Dunga não teve Felipe Melo e Elano, e precisou escalar Daniel Alves e Ramires nas vagas. Já o técnico argentino Marcelo Bielsa mostrou que não estava blefando e colocou a seleção chilena no ataque, tendo montado o time titular com quatro jogadores ofensivos.

Na primeira fase o Brasil enfrentou adversários que se negaram a atacar, Coreia do Norte (2 x 1), Costa do Marfim (3 x 1), e Portugal (0 x 0) , mas contra o Chile, os comandados de Dunga finalmente encontraram um time que se expõe, joga e acaba cedendo espaços para o adversário.

Mas mesmo assim, ainda precisou de uma jogada de bola parada para abrir o placar, com o zagueiro Juan, que aproveitou cobrança de escanteio. Já no segundo gol a história foi diferente, a bola foi trabalhada, antes de chegar às redes, passeou nos pés de Robinho, que passou para Kaká, que deu uma ótima assistência para Luís Fabiano, que depois do drible no goleiro Bravo marcou.

Kaká apresentou um futebol melhor do que nas partidas anteriores, já Robinho, poupado contra Portugal por causa de dores musculares, tinha uma atuação apagada até balançar a rede no segundo tempo, depois de bela jogada individual e assistência de Ramires, que levou seu segundo amarelo na competição e não poderá ser escalado contra a Holanda.

Com o gol, Luís Fabiano se manteve na briga pela artilharia. Higuaín (Argentina) e Vittek (Eslováquia) lideram com quatro gols cada, enquanto o brasileiro divide a segunda posição com mais cinco goleadores: David Villa (Espanha), Gyan (Gana), Luis Suárez (Uruguai), Thomas Müller (Alemanha) e Donovan (Estados Unidos), este último já eliminado.

A Holanda entra no caminho brasileiro pela terceira vez nas últimas cinco Copas. Em 1994, o Brasil passou pela Holanda com gol decisivo de Branco, vencendo por 3 x 2, também nas quartas de final. No Mundial seguinte, o duelo se repetiria nas semifinais. A partida terminou empatada em 1 x 1 e teve vitória verde-amarela nos pênaltis.

Ficha do jogo:

Brasil 3 x 0 Chile

Local: Ellis Park Stadium, em Johannesburgo

Gols
Brasil: Juan, aos 34min, Luís Fabiano, aos 38min do 1º tempo e Robinho, aos 14min do 2º tempo

Cartões amarelos
Brasil: Kaká e Ramires
Chile: Vidal, Millar e Fuentes

Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva; Daniel Alves e Ramires; Kaká (Kléberson); Robinho (Gilberto) e Luís Fabiano (Nilmar)
Técnico: Dunga

Chile: Bravo; Isla (Millar), Fuentes, Contreras (Tello) e Vidal; Carmona e Carmona; Alexis Sánchez, Beausejour e Mark González (Valdívia); Suazo
Técnico: Marcelo Bielsa

Nenhum comentário: