domingo, 20 de junho de 2010

Itália empata com Nova Zelândia e pode se complicar

Redação e agências nacionais

Se a Itália se classificar será com sufoco, muito sufoco, diga-se de passagem. Jogando neste domingo, contra a Nova Zelândia, a tetracampeã mundial deu vexame e ficou apenas com um empate de 1 x 1 em Nelspruit. Este resultado, a situação da Itália, que só atingiu a igualdade graças a um pênalti duvidoso convertido por Iaquinta, fica em aberto para a última partida da fase de grupos da Copa do Mundo. O gol neozelandês foi marcado por Smeltz em falha de Cannavaro.

O Grupo F tem o Paraguai, com quatro pontos, na liderança, seguido por Nova Zelândia e pela própria Itália, ambos com dois. A Eslováquia, com só um, é o adversário italiano na terceira rodada. Segundo a Fifa, essa foi a primeira vez na história em que as seleções finalistas do Mundial anterior não ganharam após dois jogos.

A Seleção Italiana enfrentou a Eslováquia de luto por conta da morte do ex-jogador Roberto Rosato, adversário do Brasil na Copa do Mundo de 70. Rosato morreu na noite de sábado, em Turim, vítima de câncer.

Os italianos mais uma vez jogaram sem Pirlo, ainda em recuperação de uma lesão muscular, e também não contaram com Buffon, sacado no intervalo do empate com o Paraguai por um problema no nervo ciático.

Apesar de mudanças no posicionamento da equipe, com Marchisio formando um meio-campo em linha com Montolivo, De Rossi e Pepe, a Itália teve dificuldades e poucas vezes conseguiu invadir a área do adversário. As melhores chances vieram em chutes de longe, com Zambrotta, De Rossi e Montolivo, que chegou a acertar a trave de Paston.

O empate saiu de pênalti aos 29 minutos em lance duvidoso que o guatemalteco Carlos Batres assinalou dentro da área, um puxão em De Rossi. Na cobrança, Iaquinta deslocou o goleiro com facilidade e fez.

Cedendo espaços, a Itália ainda quase foi vazada por Chris Wood no segundo tempo, que entrou em velocidade às costas da zaga, passou por Cannavaro e acertou rente à trave de Marchetti. Nos instantes finais, Camoranesi ameaçou novamente em chute de fora, e Zambrotta em jogada individual na grande área. Ainda assim, insuficiente para encontrar a vitória.

Ficha do jogo:

Itália 1 x 1 Nova Zelândia

Local: Mbombela Stadium, em Nelspruit

Gols
Itália: Iaquinta aos do 29min do 1º tempo
Nova Zelândia: Smeltz aos 7min do 1º tempo

Cartões amarelos
Nova Zelândia: Fallon, Nelsen e Smith

Itália: Marchetti; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito; Marchisio (Pazzini), Montolivo, De Rossi e Pepe (Camoranesi); Iaquinta e Gilardino (Di Natale)
Técnico: Marcello Lippi

Nova Zelândia: Paston; Reid, Nelsen e Smith; Bertos, Vicelich (Christie), Elliot e Lochhead; Smeltz, Killen (Barron) e Fallon (Wood)
Técnico: Ricki Herbert

Nenhum comentário: